DicasFree.com » Saúde » Dentes de leite quantos são e porque temos?

Dentes de leite quantos são e porque temos?

Os dentes de leite são parte do processo de crescimento. Eles são mais frágeis e trocados por volta do segundo ao oitavo ano de vida.

     

Dentes de leite

Os dentes de leite cientificamente são chamados de dentição decídua, temporária, provisória ou infantil. Ela ocorre no período entre 2 e 8 anos de idade. São categorizados como incisivos, caninos e molares. Os dentes de leite, possuem uma formação feita a base de sais de cálcio com um baixo teor.

A diferença entre os dentes temporários e os permanentes, é que, ambos tem tamanhos e resistências diferentes. A raiz geralmente é bem mais frágil e delicada e eles possuem tubérculos de esmalte. Naturalmente os dentes de leite caem e se modificam, crescendo os permanentes mais fortes e resistentes.

Esses duraram por toda a vida. Os cuidados com a arcada dentária devem ser feitos diariamente, visitas ao dentista devem ser periódicas, a escovação é indicada cerca de 3 vezes ao dia, ou depois de qualquer ingestão de alimentos, procure manter sua saúde bucal em dia.

Mesmo quando estamos com a dentição temporária, a permanente já está se formando. Por isso, de maneira nenhuma é permitido que o dente de leite perdure, isso poderá trazer complicações para as crianças, como o famoso “dente encavalado”, que além da aparência feia, traz dificuldade na mastigação e dores.

A dentição de leite começa a ser trocada por volta dos 2 anos de idade

Dentes de leite (Foto: Divulgação)

Quantos são?

Os dentes de leite são 20 em seu total. Divididos em frontais, laterais e incisivos. Na arcada dentária superior e inferior, são divididos em 10. Nesse período, se não retirados corretamente podem trazer complicações como o crescimento um em cima de outro. Os pais devem ficar atentos.

Quando esse período passa, começam a nascer os novos dentes permanentes. No total eles estão contados em 32, 12 dentes a mais do que teríamos na dentição decídua. Isso ocorre porque a dentição tende a acompanhar o crescimento corporal.

Porque temos?

Os dentes de leite é uma  antecipação dos dentes permanentes. Eles crescem juntamente com a criança, chegado o momento em que ela deve trocá-los, é porque está entrando na fase adolescente/adulto. Uma dentição infantil, possui 20 dentes e  adulta 32.

Se tivéssemos desde pequenos uma dentição adulta, nossa boca seria desproporcional ao tamanho do restante de nosso corpo. É por isso, que a primeira dentição é temporária, preparando o caminho para a nova que será para o resto da vida.  A fase dos dentes de leite também é importantíssima para a saúde da criança.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?