DicasFree.com » Calendário » Datas comemorativas 2013 educacao infantil

Datas comemorativas 2013 educacao infantil

Vários feriados podem servir para a propagação do conhecimento e socialização das crianças no contexto brasileiro. Clique e saiba a importância dos feriados no aprendizado.

     
Calendário

Muitos feriados garantem aprendizado às crianças da nação.

O Brasil é um país que estende várias datas comemorativas em seu calendário anual, seja para prestigiar e lembrar um evento histórico importante, seja para reafirmar votos culturais ou apenas acompanhar o mundo em feriados internacionais. Fato é que o Brasil compreende muitos feriados no ano letivo.

Esses feriados podem ser de diversas naturezas e podem variar de acordo com o estado e município, na medida em que um município pode ter mais feriados que o próprio estado. Os feriados municipais dizem respeito a história e cultura do povo local e são caracterizados em dias festivos ou de descanso.

Esses feriados com caráter cultural, histórico ou político são essenciais para educação infantil. É com a ajuda do feriado que os professores podem explicar a grande importância de um acontecimento ou decisão política do passado. A existência do feriado reafirma o que foi feito e traz para o presente a experiência passado para os novos cidadãos.

Alguns dos feriados mais importantes para educação infantil:

12/2/2013  – Carnaval – Tem sua importância por transmitir o maior espetáculo do mundo, que é ocorrido no Brasil. Explicar as possíveis origens e as condições históricas que permitiram a festa desse cunho no país.

21/04/2013 – Tiradentes – Grande herói da historiografia mineira, Tiradentes teve seu papel de devida importância do cenário político do país. É dever do professor explicar de maneira simplificada e pedagógica a importância desse personagem e porque lembramos dele com um feriado.

01/05/2013 – Dia do Trabalho – Esse feriado pede uma explicação detalhada da mecânica no trabalho como papel de manutenir os sistemas sociais e como forma também de sobrevivência individual no mundo contemporâneo. Prepara a criança psicologicamente para a vida lá fora.

07/09/2013 – Independência do Brasil – Talvez o evento político de maior importância no país, a independência deu a oportunidade de expandir mercado longe dos domínios de Portugal. Deve ser explicado de forma séria, pedagógica e compromissada pelo professor.

15/11/2013 Proclamação da República – Outro evento de demasiada importância para formação social e política do país. A república garantiu muitos direitos aos cidadãos do país.

25/12/2013 – Natal – Explicar a importância histórica do natal e as influências religiosas que permitiram a festividade no país. Além dessas informações, relatar o natal como evento social e de reflexão para com a caridade e etc.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?