DicasFree.com » Curso » Curso superior a distância

Curso superior a distância

Os cursos superiores a distância são uma ótima opção para quem deseja ter uma graduação rápida e sem muitas complicações. Saiba mais sobre esse universo aqui no Dicas Free.

     

Atualmente, o Brasil enfrenta um sério problema que veio junto com o desenvolvimento e o aumento significativo da economia. O país possui inúmeras potencialidades em quase todas as áreas, e isso, apesar de não tem bem aproveitado pelo Governo brasileiro, tem levado o país a níveis maiores em importância econômica.

Com o aumento do mercado e a vinda de novas tecnologias e empresas para o país, a necessidade de mão de obra qualificada tornou-se cada vez maior. Com isso, as universidades públicas ficaram saturadas e imensamente competitivas. As faculdades privadas então entraram no mercado da educação para suprir a imensa demanda brasileira.

dis

Cursos Superiores a Distância

Nem mesmo a grande quantidade de cursos superiores particulares foi suficiente para suprir a carência de instituições educacionais para o povo brasileiro. A procura de mão de obra qualificada ficou ainda mais intensa em alguns setores e o Governo teve de admitir um novo método de aprendizado: o curso a distância.

Com o aumento dos recursos tecnológicos, foi possível transmitir vídeo aulas ou videoconferências a todo país por meio de sistemas únicos. Nisso se baseia o ensino a distância. Aulas transmitidas a várias salas ou centros de ensino espalhados por todo país. Dessa forma, não são necessários muitos professores e também não muitas aulas.

Para quem é indicado?

Os cursos superiores a distância são conhecidos por terem ótimos materiais físicos de ensino, ou seja, livros, apostilas e manuais, quase sempre da mais alta qualidade. A qualidade das aulas vai variar de acordo com a instituição de ensino, pois na maioria das vezes, o professor serve apenas como um tira dúvidas dos conteúdos explicitados pelo sistema do curso.

Nesse ponto que é possível distinguir para que tipo de público realmente esses tipos de curso são pensados. Apesar da maioria das pessoas que “não tem tempo” optarem por isso, ou também aquelas que acham os outros cursos presenciais mais difíceis, é necessário dizer que os cursos a distância não são a melhor opção se esse é o seu caso.

Esse tipo de ensino requer intensa dedicação do aluno e também que ele seja autodidata, que consiga aprender os conteúdos sozinho e que tenha disciplina para estuda-los em casa periodicamente. Sem um professor em sala todos os dias, a cobrança torna-se quase inexistente e a formação de um profissional realmente qualificado fica ainda mais “distante”.

Como escolher um bom curso a distância?

Apesar de aparentarem muitas facilidades e qualidades, os cursos a distância ainda sofrem com má administração dos recursos e falta de organização. Para evitar esse tipo de complicação em seu aprendizado, vale a pena conferir quais são as melhores instituições de ensino a distância e se alguma delas estão presentes na sua cidade.

Grandes universidades públicas já possuem suas áreas de ensino a distância e oferecem os cursos com bastante qualidade. Alguns nomes importantes de faculdades particulares também entraram no mercado e estão aos poucos conseguindo aceitação do público. Verifique qual o melhor para o seu curso e especialize-se na área desejada.

Entre os melhores, segundo muitas listas na internet e também a pontuação no MEC, a UFSC, a USP, a UnB, a Unesp, a UPF, a PUC- Rio, a UFF e a Ebape tem alcançado grande espaço no quesito de qualidade na educação.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?