DicasFree.com » Curiosidades » Curiosidades sobre a Espanha

Curiosidades sobre a Espanha

A Espanha teve um enorme papel na história do ocidente e principalmente dos continentes americanos. Clique e confira.

     

A Espanha foi sem dúvida uma dos países mais importantes na formação do mundo ocidental como ele é hoje. Suas expedições ultramarinas e o vastíssimo império colonial deixaram de herança centenas de imaginários, identidades e riquezas pelos continentes americanos e pelo mundo. Situada na Península Ibérica na Europa, esse país gerou grande influência nesse continente nos XIV, XV, XVI e XVII.

Praça de Espanha

Praça de Espanha – Barcelona

Atualmente, a Espanha possui um vasto território nacional, além de algumas cidades e ilhas fora de seu continente. Sua língua oficial é o Espanhol, atualmente a segunda língua mais importante e mais falada do mundo em vários territórios diferentes. Confira abaixo algumas curiosidades sobre a Espanha.

  • Espanha e Portugal foram os países pioneiros nas expedições ultramarinas aos continentes americanos. A Espanha principalmente, financiou a viagem de Cristóvão Colombo, descobridor das américas.
  • Apesar de o idioma oficial do país ser o espanhol, a Espanha possui outros idiomas provenientes dos outros reinados que foram aderidos a seu território antes do país tornar-se um só. Os idiomas são: catalão, basco, galego, valenciano e aranês.
  • Nos anos de 1580, a Espanha tinha o maior império que o mundo já viu em toda sua história. Isso aconteceu quando a Espanha passou a ter o domínio de Portugal e todas as suas colônias devido casamentos entre as coroas. Esse episódio foi chamado de União Ibérica e juntos, detinham mais de um terço das terras de todo o mundo.
  • O país teve a inquisição mais dura e destrutiva da idade média. O catolicismo exerceu fortes influências sobre o imaginário, política e território espanhol por séculos a mais que em outras nações europeias.
  • As touradas são um dos ritos culturais mais polêmicos do mundo, oriundos da Espanha.
  • Os reinos que antes ocupavam o território da atual Espanha eram Castella, Granada, Aragão e Leão.
  • Em algumas cidades espanholas, o comércio fica de uma a duas horas  fechado após o horário de almoço segundo um costume de dormir após a refeição.
  • O galego, língua também falada na Espanha, é a língua mais próxima do português, também oriundo do país.
  • Na idade antiga, o território espanhol foi uma província romana com o nome de Hispania. A primeira colonia americana da Espanha se chamava Hispaniola.
  • Hispania significa algo como “Terra de Coelhos”. O motivo? Os romanos acharam muitos coelhos no território por serem nativos de lá. Um dos pratos preferidos dos peninsulares era Ensopado de Coelho.
  • Em extensão territorial, a Espanha é o segundo maior país da parte ocidental da Europa. Só perde para a França.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?