DicasFree.com » Saúde » Cuidados com dreno de torax

Cuidados com dreno de torax

Os cuidados com o dreno de toráx devem ser tomados minuciosamente. Para entender um pouco mais sobre o assunto, acompanhe o artigo e saiba mais sobre os principais pontos do uso.

     

Dreno torácico

O dreno torácico é uma espécie de tubo levada ao tórax para que seja feita a drenagem de gases. Também é utilizado no caso de secreções, bem como em derrame pleural ou empiema pleural. O dreno pode ser utilizado, também, em alguns outros procedimentos cirúrgicos como no pós operatório de uma cirurgia cardíaca ou torácica.

O processo que ocorre depois da inserção do dreno, é a conexão feita ao sistema coletor de drenagem. Toda finalidade desse mesmo processo é para que haja a hermeticidade da cavidade torácica. Esse é um tubo plástico e macio, possuindo filamento radiopaco e ponta redonda.

Cuidados

Os cuidados, sejam esses intensivos ou de assistência de enfermagem, devem ser tomados minuciosamente. A limpeza de materiais e das mãos são indispensáveis. Depois disso, o posicionamento das mãos, a reunião dos materiais utilizados e toda parte auxiliar deve ser de extrema qualidade.

O tórax é um órgão situado entre a cabeça e o abdomên

Tórax (Foto: Reprodução)

O soro fisiológico faz parte do processo de preenchimento de 300 ml do selo d’água. A cada seis horas, a mensuração dos débitos devem ser feitas no caso, se houver debitamento superior á 100ml/h.  A fixação feita no dreno, também deve estar devidamente correta e bem presa com o auxílio de uma fita durex.

Observe também se estão fechadas as tampas do dreno, sem que haja nenhum escape de ar. O frasco coletor deve estar abaixo do nível estabelecido do tórax. Oriente o cliente a manter os níveis sempre abaixo, ele poderá lhe auxiliar nisso.

A todo custo, a penetração do ar deve ser evitada. O dreno também deve ser mantido em mergulho absoluto em uma solução estéril. Essa, geralmente, está dentro do frasco coletor. Também é muito importante que observe algumas características do líquido como volume drenado,viscosidade e coloração.

Caso haja alguma alteração com o dreno, você deve chamar um médico ou enfermeira para melhor lhe auxiliar. Preste muita atenção ao uso do mesmo, esses precisam se manter funcionando em perfeito estado e impedindo sempre a entrada de ar. Toda manutenção deve ser feita por uma equipe.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?