DicasFree.com » Biologia » Cromossomos humanos

Cromossomos humanos

Para mais informações sobre os cromossomos, acompanhe este artigo e fique por dentro dos principais tópicos sobre o assunto.

     

Cromossomos humanos

Para entender os cromossomos, você precisa imaginar duas longas fitas que chamamos de DNA. Dentro deste DNA é possível encontrar os genes que compõem o código  do ser humano, dando á este características únicas. Encontraremos, em um cromossomo, proteínas chamadas de histonas.

Elas se organizam em grupos, totalizando oito em cada um. A molécula de DNA tem como principal função as envolver logo após. Essas histonas, quando estão exatamente nessa formação são chamadas de nucleossomos. Há muitos deles na molécula presente no DNA.

Os cromossomos são responsáveis pela formação dos genes

Cromossomos (Foto: Reprodução)

Os cromossomos também são responsáveis pela formação do sexo do bebê. O processo funciona da seguinte maneira, quando o homem possui dois tipos de cromossomos X ou Y, quando esse se une ao da mulher (que sempre é X), faz com que a formação do sexo seja feita instantaneamente.

As ligações presentes de XY, indicam um bebê do sexo masculino, enquanto XX indicam uma criança no sexo feminino. Embora a maioria das pessoas pensem que o sexo da criança é algo que depende da mãe, na verdade os cromossomos do pai é que serão peça chave para a formação do sexo.

Um ser humano possui em 46 cromossomos. Esses são ligados em pares, formando um total de 23. A maior quantidade de pares XY ou XX vão resultar no sexo da criança. Não existe nenhuma forma de mudar isso, o processo é natural e as moléculas do DNA são formadas a partir daí.

Todas as informações genéticas do ser humano são carregadas em cromossomos residentes no DNA. Pessoas que nascem com uma média menor que 46 cromossomos tendem a ser hermafroditas. Tendo então que se decidir por um sexo através da cirurgia. Eles não possuem capacidade fértil para reprodução.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?