DicasFree.com » Biologia » Cromossomos humanos

Cromossomos humanos

Para mais informações sobre os cromossomos, como são classificados e mais, acompanhe esse artigo e fique por dentro dos principais tópicos.

     

O quê são?

Os cromossomos são uma longa sequência de DNA. Em um  cromossomo encontraremos milhares de genes, esses são responsáveis pelas nossas formações genéticas. Sempre que observamos uma pessoa, observamos também sua formação genética, bem como os traços e até mesmo comportamento.

Eles só podem ser observados através de um microscópio óptico. Existem várias estruturas diferentes de cromossomos, esses estão classificados em eucariontes e procariontes. Existem alguns cromossomos denominados condensados, esses são chamados de metafásicos.

Os cromossomos são responsáveis pela nossa genética

Cromossomos (Foto: Reprodução)

Eucariontes

São chamados eucariontes, todos aqueles que estão em grande quantidade dentro do núcleo. Cada cromossomo possui em si, uma espécie de centrômero. Esses são divididos em dois braços, chamados pela biologia de cromatídeos. São inicialmente partes iguais do cromossomo.

A outra parte dos mesmos é a chamada telómero. Esse tem a única missão de fazer com que toda estrutura encontrada no núcleo e em outras partes do cromossomo seja guardada.

Procariontes

Os cromossomos encontrados dentro de bactérias, são denominados procariontes. Essas podem estar num cunho linear ou circular. Existem algumas cujo DNA toma outra forma, o que chamamos de plasmídeo. Esse não tem sua função completamente definida.

Os plasmídeos por sua vez, tem múltiplas funções. Uma delas está empregada em fornecer cópias extras do material genético encontrado em cada cromossomo ou também uma espécie de diferente transferência de genes. As cópias correm o risco de serem defeituosas ou agregar as qualidades.

Cariótipos

Os cariótipos são responsáveis pela definição do sexo, segundo os cromossomos. Na verdade, eles são um conjunto inteiro de cromossomos que irão definir o sexo. Ao contrário do que se pensa, somente os homens são responsáveis por isso, pois a ligação dos mesmos ocorrem através deles.

Todas as mulheres, sem exceção, possuem cromossomo X. Para que tenham então um menino, é necessário que seu parceiro possua um cromossomo Y. No caso das meninas, o parceiro em questão possui X. Dentre os 22 pares encontrados, a maior parte precisa ser

XY = menino e XX = menina.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?