DicasFree.com » Biologia » Cromossomo humano

Cromossomo humano

Os cromossomos são estruturas de DNA que contém todas as informações das características biológicas de um indivíduo. Clique para entender um pouco mais sobre o assunto.

     

Os cromossomos podem ser classificados como longas fitas de DNA enovelada. Para dar esse efeito, os cromossomos contam com uma proteína chamada histona, que normalmente se agrupam em 8 e são envolvidas por uma molécula de DNA. Esses grupos de 8 histonas envoltas pelo DNA são chamados de nucleossomos, e são responsáveis pelo enovelamento do cromossomo.

Classificação cromossômica

Como são duas longas fitas de DNA, os cromossomos concentram em algum ponto de encontro entre as duas fitas, uma espécie de enrolamento. Essa parte é chamada de centrômero e o posicionamento dela define e classifica os tipos de cromossomos.

Cromossomos humanos

Cromossomos humanos

Quando o centrômero está na parte mais próxima as pontas do cromossomo, ele é denominado telocêntrico. Quando está afastado o centrômero da região central o suficiente para formar braços menores de um lado e maiores do outro, é denominado Acrocêntrico. Quando o centrômero está levemente afastado da região central é denominado submetacêntrico, e quando está exatamente no centro, é denominado metacêntrico.

Cromossomos x e y

Ao todo, os seres humanos possuem 46 cromossomos, sendo que 44 deles são cromossomos autossomos e os outros 2 são cromossomos sexuais. Como os cromossomos estão interligados em pares, é comum dizer que temos 22 pares de cromossomos autossomos e 1 par de cromossomos sexuais.

Para identificar os cromossomos que definem o sexo do indivíduo, é necessário analisar o cariótipo, ou seja, a distribuição dos cromossomos em uma célula. Tanto os homens como as mulheres possuem os 22 pares de cromossomos autossomos iguais, só se diferenciando pelo par de cromossomos sexuais.

Para identificar indivíduos do sexo feminino, o par de cromossomos sexuais possui a representação em “XX“, enquanto para identificar os indivíduos do sexo masculino, a representação cromossômica é de “XY“. Essa diferença de representação define o gênero do indivíduo em seu gene.

Além de definir a sexualidade, os cromossomos definem todas as características únicas de um indivíduo. Quando há alguma falha ou mutação no código cromossômico, pode acontecer os quadros conhecidos como Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter ou também a Síndrome de Turner.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?