DicasFree.com » Estudos » Corpo humano ossos

Corpo humano ossos

Os ossos do corpo humano são os tecidos mais incríveis e duráveis que o organismo consegue produzir. Entenda mais sobre os ossos clicando no post.

     

O corpo humano possui uma grande quantidade de tecidos com suas determinadas funções em relevância. Um desses tecidos é o tecido ósseo, ou simplesmente chamado de osso pela maioria das pessoas. Esses tecidos possuem a função de estruturar e permitir diversos movimentos ao corpo.

Além disso, os ossos servem como estrutura para a fixação dos tecidos musculares de todo o corpo. A proteção de órgãos vitais como o cérebro – protegido pelo crânio -, os pulmões e o coração – protegido pela caixa torácica – também é feita por essa fascinante parte da anatomia humana. Os ossos também contém a função de reserva de minerais e de absorvição de substâncias alcalinas dentro do corpo humano.

Ossos do corpo humano

Ossos do corpo humano

Os ossos estão presentes apenas nos seres vertebrados, compondo o esqueleto do animal. Sua composição é baseada principalmente em cálcio, fósforo e outros minerais, fazendo com que sua durabilidade seja a maior em todo o corpo mesmo após a morte. Um homem adulto possui em média 206 ossos em seu esqueleto. Apesar disso, um bebê humano possui cerca de 270 ossos que com o tempo se unirão para formar os 206 do adulto.

Principais ossos:

Os principais ossos – ou conjunto deles – que podemos citar para saber o básico da constituição do esqueleto humano, são: crânio, mandíbula, maxilar, clavícula, úmero, esterno, coluna vertebral, costelas, ulna, rádio, ílio, carpo, metacarpo, falanges, sacro, ísquio, púbis, fêmur, rótula, tíbia, fíbula, tarso e metatarso.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?