DicasFree.com » História » Contexto histórico do barroco

Contexto histórico do barroco

O Barroco foi um estilo artístico que vigorou principalmente nos continentes americanos. Entenda quais contextos históricos permitiram o surgimento desse modelo icônico de nossa história.

     

Ao adentrar numa igreja barroca de Minas Gerais, o visitante se sente pequeno diante a tal grandiosidade e riqueza ostentada pelas toneladas de ouro e pelo nível de detalhes nas estátuas, paredes, colunas e pinturas. Esse é o efeito tradicional do Barroco no Brasil e o que perdurará até meados do século XVII.

Igreja Barroca em Ouro Preto - MG

Igreja Barroca em Ouro Preto – MG

Como forma de manter a tradição e de engrandecer o espírito, o barroco deixou grandíssimas obras artísticas como legado a nossa cultura. Até hoje, as edificações nesse estilo são os pontos turísticos mais visitados e apreciados pelos brasileiros e estrangeiros que vem ao país.

Contexto Histórico do Barroco

Surgido na Europa no início do século XVI, o barroco foi uma espécie de reencontro com a tradicionalidade cristã e a valorização da fé e grandeza divina. Num cenário onde a separação da igreja católica e o surgimento das igrejas protestantes conturbavam a fé das nações ibéricas, a manutenção do imaginário era traduzida em forma de arte.

As influências tanto desse embate religioso como também das ideias Renascentistas foram essenciais no desenvolvimento desse tipo artístico. As grandes indagações e opostos eram explicitados no barroco frente a frente como “o pecado e o perdão”, “o homem e Deus”, “a carne e o espírito”, entre outros.

Geralmente buscando elucidar temas religiosos, essas artes eram patrocinadas pelos monarcas europeus e no caso brasileiro, pelos grandes latifundiários ou donos de minas auríferas. O requinte e o detalhismo elucidam o renascimento com elementos e feições greco romanas aos personagens, mesmo sendo bíblicos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?