DicasFree.com » Escolar » Conceito de osmose: o que é?

Conceito de osmose: o que é?

Para entender o conceito de osmose, saber mais sobre o assunto e saber quais os principais pontos dela, confira nesta matéria.

     

Conceito de osmose

A osmose é um processo físico. Ele funciona fazendo com que a água se movimente entre diferentes substâncias, podendo essas serem dissolvidas. A química e a física estão diretamente ligadas ao processo, elas são indispensáveis para a vida das células. Alguns pontos do mesmo, podem envolver  a Biologia.

O movimento feito pela água acontece através da chamada membrana semipermeável. A movimentação, tem como objetivo concentrar todos os meios. O transporte que ocorre nesse período, tem o nome de transporte ativo, fazendo com que a célula gaste energia.

Ao contrário disso, teremos o transporte passivo. Acontece quando a célula não possui nenhum tipo de gasto de energia. Durante a osmose é que o solvente atravessa de maneira inteira esse mesma membrana semipermeável.  A travessia ocorre em direção a solução que possui menor concentrado de solvente.

Osmose é um processo físico que se concentra na movimentação da água através da membrana semipermeável

Osmose

Nesta, é possível que os níveis da substância aumentem, enquanto na outra a diminuição é notável. Isso ocorre durante algum tempo, até que seja possível um equilíbrio pela pressão hidrostática. A tendência deve se manter em estado completamente rente e equilibrado.

Este mesmo efeito pode ser usado em várias aplicações. Ele é também responsável pela causa de processos de intercâmbios referentes a nutrição de células, sejam essas vegetais ou animais. É usada como forma de angariar conhecimento sobre células, basicamente, uma forma de segurar algo sem gastar energia.

Você nunca se deparou com uma frase do tipo “queria aprender por osmose?”, é exatamente isso. O que acontece é que sem gastar energia ou estudar profundamente (no caso do aprendizado) é possível que você tenha resultados satisfatórios. Essa é a forma coloquial de usar a palavra.

Há alguns tipos de osmose:

» Osmose reversa

» Osmose inversa

» Osmose e difusão

» Pressão osmótica

Cada uma delas é estudada separadamente, pois possuem funções distintas umas das outras. A osmose é um processo extremamente importante em vários pontos da natureza, o sistema geralmente não apresenta gastos de energia e ainda produz resultados de transporte satisfatório.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?