DicasFree.com » Venda » Compra e venda de imóveis

Compra e venda de imóveis

Se você está interessado em comprar ou vender um imóvel, precisa ficar atento aos detalhes desse tipo de trâmite. Para saber um pouco mais, clique aqui!

     

Imóveis

Comprar e vender imóveis, não é uma tarefa tão fácil quanto se parece. A burocracia é muito grande, acompanhada de vários trâmites menores que precisam ser feitos sem hesitação. Antes de mais nada, indicamos que procure um corretor de imóveis. Ele poderá lhe orientar quanto a compra, venda e afins.

O profissional deve ser de sua inteira confiança, e é interessante que você mantenha contato com o comprador ou vendedor. Deixar somente nas mãos de um corretor, pode trazer prejuízos. Por isso, se organize para estar presente em todas as tramitações feitas pelo corretor contratado.

Cuidados

É importante que você faça a leitura de todos os documentos antes de fechar a compra ou a venda. Alguns imóveis podem apresentar atraso junto ao IPTU e outros impostos estabelecidos pelo governo. Peça ao seu corretor que providencie juntamente com o proprietário do imóvel , a Certidão Negativa do IPTU.

A compra e venda de um imóvel é um processo burocrático que exige tempo

Compra e venda de imóveis (Foto: Reprodução)

Depois disso, é importante que verifique as condições do imóvel. Caso queira alugar ou morar, é necessário que o mesmo tenha condições mínimas. Muitas vezes, ele pode apresentar boa conservação por parte exterior e grandes problemas em seu interior. Fique atento.

Rachaduras, vazamentos, canos quebrados, claridade, ventilação e tantos detalhes que nunca devem passar desapercebidos, devem ser vistoriados por você, pessoalmente antes da compra.

Procure saber também como são as condições vizinhas, contato com vizinhos, até mesmo peça para ficar alguns dias no imóvel e testificar.

Como é feito?

Antes de mais nada, precisa averiguar se existe a escritura devida do imóvel. Depois disso, basta se dirigir a um cartório e pedir orientações sobre os próximos procedimentos. Se houver alguma falha no sistema, o mesmo apresentará rapidamente evitando que faça uma compra indevida.

Impostos

Os impostos poderão ser analisados de acordo com as informações que obterá em cartório. O seu corretor neste momento deve estar atento a todos os pequenos detalhes que ocorrerão no período de negociação, compra ou venda. A apresentação dos documentos são indispensáveis.

Documentação

Para quem está vendendo, os documentos necessários são:

 Certidão Negativa da Vara Cível

 Certidão Negativa da Vara de Execução Fiscal

 Certidão Negativa de Tributos Federais

 Certidão Negativa Trabalhista

 Certidão de Onus Reais

 Certidão Negativa da Vara de Execução Fiscal

 Certidão de Quitação Fiscal e Enfiteutica

 Certidão Negativa da FUNESBOM

 Declaração de Quitação Condominial

 Imóvel Foreiro

Documentos do comprador:

 CPF (do comprador e do cônjuge)

 RG (do comprador e do cônjuge)

 Certidão de casamento

 Pacto antenupcial

 Certidão de óbito

 Informações sobre endereço

 Informações sobre a profissão

Contrato

Por fim, você precisa pedir orientações a seu advogado para redigir um contrato de compra e venda. Somente ele poderá indicar quais as cláusulas que necessitam estar estabelecidas no mesmo. Isso é ainda mais importante, quando a venda está sendo feita a uma imobiliária ou departamento da área.

A necessidade de fazer um contrato muito bem elaborado, começa desde o interesse até a redição do mesmo. As partes que o compõem devem ser: qualificação das partes, descrição do imóvel, valor, documentação, desocupação, dívidas e cláusula penal. 

Ao término de todos os processos, você deverá (ainda com seu corretor) marcar a assinação do mesmo. Essa “ajuda” do corretor, lhe custará em média R$3.500,00 ou uma porcentagem do valor do imóvel. A negociação pode ser feita com o mesmo, podendo assim aumentar ou abaixar o valor de seu trabalho.

O corretor de imóveis é um profissional que poderá lhe ajudar na hora de comprar ou vender

Corretor de imóveis (Foto: Reprodução)

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?