DicasFree.com » Biologia » Comportamento dos cromossomos na meiose

Comportamento dos cromossomos na meiose

Confira nesta matéria o comportamento dos cromossomos durante a meiose de forma simples e fácil, aqui no Dicas Free.

     

O corpo humano é sem dúvida um dos organismos mais complexos da natureza. Até hoje, cientistas de todo mundo pesquisam e chegam às novas conclusões sobre o funcionamento geral do corpo. Novas teorias são feitas e testadas, principalmente para a produção de medicamentos e tratamentos médicos mais eficazes e estáveis.

Um dos processos mais complexos é o da divisão celular, pois essa fase envolve muita atividade cromossômica. É como uma manipulação de todas as o características do corpo de um indivíduo. Entender melhor o comportamento das células e dos cromossomos pode ajudar a medicina em vários aspectos.

Cromossomos já bem definidos (foto: reprodução)

Cromossomos na Meiose

A meiose é a etapa da divisão celular conhecido por reduzir pela metade o número de cromossomos. Constituí-se de um processo complexo e com várias fases. Vamos a primeira:

Prófase – Leptóteno – Nesse processo, os cromossomos adquirem a forma espiralada, condensam-se compactando os cromonemas.

Zigóteno – Nessa fase acontece a sinopse, ou seja, os cromossomos homólogos de aproximam.

Paquíteno – Agora, a condensação dos cromossomos é mais evidente, dando para perceber a formação dos braços. Acontece a troca de genes entre os cromossomos homólogos, atividade denominada de “crossing-over”.

Diplóteno – Nessa fase, os cromossomos homólogos se separam e a estrutura central começa a ser definida (o que mais tarde será chamada de centrômero).

Diacinese – A separação dos homólogos está concluída. Nessa fase, termina-se a prófase.

Metáfase – Nessa fase, os cromossomos se movimentam e ficam localizados na região equatorial da célula. Nota-se o desaparecimento temporário da carioteca.

Anáfase –  Os cromossomos homólogos se deslocam para os polos da célula.

Telófase – Os cromossomos voltam ao aspecto de filamento e o núcleo e a carioteca reaparecem. Nessa fase, dá-se origem a duas células haploides.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?