DicasFree.com » Escolar » Comportamento das borboletas

Comportamento das borboletas

As borboletas possuem um comportamento peculiar com intuito único de reprodução, tendo como objetivo de vida tal ato. Para mais informações sobre as maneiras comportamentais desses insetos, confira este artigo.

     

Comportamento das borboletas

Quem vê esses pequenos insetos totalmente amáveis, imagina que eles são apenas isso, enfeites naturais. Contudo, as borboletas tem papel importante na natureza como um todo, elas desempenham um papel bem parecido com o das abelhas, tendo o néctar como principal fonte de alimentação.

As plantas floridas são as que produzem néctar, sendo  as preferidas de borboletas e abelhas. Em troca dessa retirada, elas espalham o pólen entre as flores, permitindo a sua reprodução. A única restrição é que algumas borboletas não tem muitas adaptações para polinizar.

Essas são consideradas parasitas, já que não possuem nenhuma atividade no meio ambiente para a cooperação e propagação do pólen. Uma de suas principais características são a longa probóscida, fazendo com que aprofundem-se nas flores, colhendo o mais puro néctar e propagando pólen de qualidade.

Borboletas (Foto: Reprodução)

O néctar também é sua principal fonte de energia, portanto elas tem a necessidade do mesmo para sobrevivência. Para voar e se reproduzir, serão necessárias quantidades significativas do alimento açucarado. Também é interessante saber que nem só de néctar vivem as borboletas.

Algumas espécies se alimentam exclusivamente de frutas, perfurando suas cascas e retirando somente a calda de tal alimento. Outras, por sua vez, só consomem líquidos presentes em frutas que estão em fase de apodrecimento. Uma característica das borboletas que preferem frutas frescas é a probóscida pontiaguda.

Depararemos-nos também com espécies que utilizam minerais de outras fontes, como urina, água parada e até esterco. O comportamento em que se deparam sobre a água é chamado de puddling. Costumam balançar-se sobre a água para que os minerais subam até a superfície. Fazendo com que assim possam obtê-los facilmente.

O único propósito da vida de uma borboleta é a reprodução, todos os seus comportamentos estão envoltos a essa base. Fazendo com que elas saiam de seus habitats naturais e procurem os nutrientes necessários para sua reprodução em outros âmbitos, isso explica porque vemos normalmente borboletas em cidades.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?