DicasFree.com » Animais » Comportamento das abelhas Jataí

Comportamento das abelhas Jataí

Está pensando em criar abelhas? Acesse neste artigo e descubra porque as abelhas Jataí são as mais indicadas para quem está pretendendo começar na apicultura.

     

 

A Jataí é uma das menores espécies de abelhas conhecidas, sendo bastante sociável e mansa. A técnica de criação, mesmo sendo recente, apresenta grande rendimento, se tornando assim uma excelente opção para meliponicultores (criadores de abelhas sem ferrão).

A Jataí é um tipo de abelha possível de encontrar em quase todo o território brasileiro, assim como em outros países da América Latina, estando presente em ambientes urbanos como ocos de paredes, caixas de energia, entre outros, já no ambiente natural elas costumam fazer ninhos dentro de árvores.

Abelhas Jatai

Colmeia

A colônia é composta totalmente por abelhas que ajudam na manutenção da colmeia, o que faz desses insetos bastante sociais, as operárias fazem os trabalhos mais pesados, como a limpeza e construção da colmeia, coleta de néctar e polén, os zangões são responsáveis pela fertilização da rainha, que por sua vez mantém a ordem na colmeia.

Diferente das abelhas europeias e africanas, a Jataí é uma abelha bem rústica, tendo grande habilidade na construção de ninhos e em sobreviver em ambientes diversos. Outra grande vantagem para os criadores dessa espécie é que ela não possui ferrão e é muito mansa, dando no máximo alguns beliscões quando está se sentindo em situações de perigo.

Características da espécie

Graças a essas características de mansidão e sociabilidade se torna viável a criação dessa espécie de abelha em áreas urbanas, como perto de casas, pessoas e animais, uma vez que não existe o risco de ataques ou similares.

Essa abelha mede em torno de 5mm, tem uma coloração amarelo-ouro e as corbículas pretas. O ninho é construído em forma de disco, ele é separado com cera e resina de modo a proteger tanto a parte superior como seu núcleo, essa mistura se chama betume. Na entrada do ninho existe um tubo de cera que é fechado durante a noite para proteção das abelhas, mas que ainda mantém pequenos orifícios de modo a propiciar o arejamento interno.

Mel

O mel que essas abelhas produzem é bastante saboroso e suave, sendo muito procurado por conter propriedades medicinais. No entanto, a produção da Jataí é menor do que as abelhas que possuem ferrão, em contrapartida seu mel tem um preço mais alto. É utilizado também para tratamentos oftalmológicos, como para retirada de ciscos dos olhos e cura de catarata.

Meliponicultura
Instalar um meliponário não custa muito, necessitando apenas de caixas para abrigo, pois é possível comprar enxames ou até mesmo colônias já habitadas. Com a meliponicultura se pode retirar três receitas distintas, como a venda do mel, a apis e o polén.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?