DicasFree.com » Questões Sociais » Como vivem os índios brasileiros

Como vivem os índios brasileiros

A situação dos índios no Brasil de hoje em dia não é muito diferente que nos tempos da colônia. Entenda como essas sociedades vivem hoje, clicando no post.

     

Desde que os portugueses pisaram em solo sul americano e decidiram estabelecer colônias de exploração no território hoje denominado Brasil, os dias de vivência habitual dos povos indígenas estavam contados.

Tanto as necessidades econômicas de Portugal como a doutrina católica tomista foram essenciais para a permissão da utilização em massa dos recursos naturais e humanos encontrados na América.

A união microbiana dos dois mundos resultou em epidemias de varíola e outras doenças que arrasaram com os povos indígenas, dizimando sociedades inteiras por não serem imunes a doença como os europeus eram. Fora isso, o contato entre as várias etnias resultou em muitos confrontos armados, onde indígenas e europeus levavam a melhor dependendo da situação.

Indígenas no Brasil

Indígenas no Brasil

Apesar disso, a reação de grande parte dos sobreviventes indígenas foi, além de lutar contra as invasões e abusos europeus, tentaram ao máximo se afastar das cidades e assentamentos portugueses, se interiorando ainda mais pelo território.

Situação dos indígenas hoje

Estima-se que na América existiam cerca de 25 milhões de indígenas. Com as doenças trazidas pela Europa e o extermínio das etnias, esse número hoje em dia é cerca de 20 a 40 mil pessoas vivendo em comunidades indígenas. O Brasil, continuou adotando as políticas de aldeamento dos índios, misturando as diferentes culturas em lugares próximos ou no mesmo lugar, expulsando-os de seu território e permitindo diversos abusos contra esses povos.

Atualmente, existem as áreas cedidas aos povos indígenas em vários Estados brasileiros. O Mato Grosso tem uma das maiores áreas, mas isso não quer dizer paz para essas sociedades.

A cada dia, os fazendeiros avançam um pouco para dentro dessas áreas. O número de fazendas é tão gigantesco que toda a área de preservação dos povos indígenas está cercada por elas.

Em busca de mais terras para seus negócios, os fazendeiros tratam batalhas tanto judiciais como de punho contra os indígenas. Vários grupos de extermínio e capangas ainda hoje matam, perseguem e exploram essas pessoas, sejam adultos ou crianças.

O Governo brasileiro ignora a situação, cabendo apenas a entidades protetoras dos indígenas combaterem a violência estúpida cometida a eles.

Apesar desse quadro horrível de sobrevivência, estima-se que algumas tribos nunca tiveram contato com o homem branco ou negro. Já foram descobertas algumas aldeias no século XXI que ainda estavam vivendo do mesmo jeito desde antes os tempos coloniais. Com certeza, a maior prova da imensidão das florestas do continente e das áreas ainda não exploradas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?