DicasFree.com » Carro » Como trocar um pneu?

Como trocar um pneu?

Aprenda neste artigo os detalhes sobre a troca de pneu de seu veículo. Acompanhe!

     

Por causa do desgaste natural (ou qualquer outro fator de risco) os pneus estouram. É muito comum que esse utensílio fure ao longo de seu percurso. Quem nunca passou por apuros na estrada com pneu furado?

Pois é, ao longo desta matéria aprendam um pouco mais sobre os pneus e como agir em determinada situação.

Previna-se contra qualquer problema em relação a furos, rasgados e desalinhamento das rodas. O pneu também desgastado aumenta as chances de ser furado, a atenção deve ser voltada à escolha adequada do mesmo, de acordo com o peso e modelo do carro. A calibragem correta também é essencial, em seguida o balanceamento e o alinhamento.

Troca

Consulte o manual do veículo para saber quando os pneus devem ser trocados e como são trocados. Após a consulta, procure uma oficina mecânica de sua confiança para realizar o serviço. Se estiver com o veículo em movimento e por alguma eventualidade o pneu furar, reduze lentamente a velocidade e estacione no acostamento.

Trocar pneu.
(Foto: Reprodução)

Em seguida, para sinalizar, ligue o pisca alerta. Há alguns metros sinalize com o triângulo e metros mais adiante coloque, ainda no acostamento, galhos de árvore.

Tudo isso pode evitar uma possível colisão, tenha sempre o “kit para troca” em seu veículo. Pois ele possui ferramentas necessárias para realizar o serviço, bem como:

  • Triângulo de sinalização;
  • Chave de roda;
  • Macaco hidráulico.

Utilize o macaco para erguer o veículo posicionando-o próximo à roda. Em seguida, use a chave de roda para desparafusar e retirar do eixo girando sempre as porcas em sentido anti-horário.

Pegue o estepe (pneu reserva) encaixando-o no eixo e parafusando adequadamente, gire as porcas no sentido horário. Procure identificar se a roda está presa suficientemente ao veículo e logo após retorne-o à sua posição original.

Siga as dicas acima para que realize a troca com eficácia, também faça revisões periódicas para evitar qualquer dano.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?