DicasFree.com » Mulher » Como tomar a pílula da forma correta

Como tomar a pílula da forma correta

Ao tomar a pílula anticoncepcional, é necessário que a mulher tenha alguns cuidados mensais com relação a ingestão do medicamento. Para saber mais informações sobre esse assunto, confira este artigo.

     

Pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é um medicamento ingerido via oral que evita a gravidez. O método é utilizado em vários países para o controle da natalidade e muitas mulheres já fazem seu uso. Quando tomada da forma ideal, evita qualquer indício de gravidez.

A sua taxa de falha é de apenas 0,1%, portanto, dificilmente haverá gestação durante o período em que for tomada. Contudo, cerca de 9% das mulheres que fazem uso do medicamento acabam engravidando por um único motivo: não tomar a pílula adequadamente. É mais propenso que a gravidez ocorra no primeiro ano de uso.

Para que haja confiança na pílula, é indispensável que a ingestão do medicamento seja correta, uma vez falhada pode ocasionar no não funcionamento. Para não haver mais problemas, indicaremos a maneira correta de tomar sua pílula diariamente, preste atenção:

Como tomar?

Existem algumas distintas maneiras de tomar adequadamente a pílula, a escolha do medicamento e do método correto é feita especialmente pelo seu ginecologista de acordo com seu histórico clínico.

Calendário (Foto: Reprodução)

O método mais comum é aquele em que a mulher faz ingestão do medicamento por cerca de 21 dias no mês, depois disso uma pausa é feita no período de 7 dias. Essa “semana livre” do medicamento é destinada apenas a menstruação, o tempo correto para que o ciclo tenha sua funcionalidade normal.

Não importante o tempo em que dura a sua menstruação, toda pausa é feita por cerca de 7 dias. Ainda que haja menstruação durante o processo de retorno ao medicamento, no oitavo dia perfeitamente a mulher deve voltar a tomar. Funciona da mesma maneira para mulheres que menstruam em apenas 3 dias, os outros 4 devem ser mantidos sem o uso.

Boa parte dos anticoncepcionais vem com uma média de 21 comprimidos que devem ser tomados rigorosamente em cada dia indicado do mês. Embora esse tipo seja o mais comum, existem marcas que disponibilizam 7 comprimidos a mais, contudo devem ser recomendados pelo médico.

É preciso que você converse com o seu ginecologista para saber exatamente os seus dias de pausa. Existem alguns outros medicamentos (diferentes dos comuns) que fazem a pausa em apenas 4 dias. Portanto, nesses casos você deverá saber através do seu médico, lembrando que esse tipo de informação só é válida para quem toma anticoncepcional com pausa de menos de 7 dias.

Outras formas, duas especificadamente, que possibilitam a tomada de maneira diferente, sendo elas:

Regime contínuo

A mulher toma a pílula de forma com que não haja interrupções. Fazendo com que dessa maneira ela não tenha o período comum da menstruação nunca.

Regime estendido

A mulher faz ingestão da pílula por cerca de 84 dias e depois uma pausa de 7 dias. Fazendo com que dessa maneira ela tenha período menstrual somente de 3 em 3 meses.

A iniciação do medicamento

Para todas as mulheres que irão começar a ingestão do medicamento, o mais indicado é que tome a primeira pílula no 1° dia da menstruação. Obtendo a proteção de imediato. Possibilitando a naturalidade de ter as relações sexuais sem o uso da camisinha.

Mas de qualquer forma, a pílula pode ser iniciada em qualquer dia durante o ciclo, mas ocorre então uma demora quanto a eficácia do medicamento. Nesse caso, a proteção só começa 7 dias depois que está fazendo uso. Depois da iniciação a pílula deve ser tomada conforme for prescrita pelo seu médico.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?