DicasFree.com » Variados » Como ter qualidade de vida na terceira idade?

Como ter qualidade de vida na terceira idade?

Para ter qualidade de vida, é necessário que você tenha alguns hábitos simples e saudáveis, ainda mais se estiver com idade avançada. Para entender um pouco mais sobre o assunto e receber dicas de como melhorar sua vida na velhice, veja aqui neste artigo.

     

Qualidade de vida

Os cuidados com a saúde devem começar desde muito cedo. Para se ter uma boa qualidade de vida é interessante que você siga todas as regras saudáveis que conhecemos. Bem como comer moderadamente, se alimentar com grandes quantidades de alimentos ricos em proteína, vitaminas A, B C e D, fazer atividades físicas, entre outras.

Idosos

No caso dos idosos, durante o período (começo) da aposentadoria, eles se sentem completamente inúteis. Isso porque, ao se deparar com a falta de trabalho, alguns  desenvolvem a depressão. Além disso, acabam se irritando com a quantidade de cuidados necessários na velhice.

A qualidade de vida é importantíssima nessa época da vida

A qualidade de vida está em hábitos simples e saudáveis.
(Foto: Reprodução)

As melhores dicas para não cair nesse mal é se ocupar com uma atividade de seu prazer. Existem idosos, que jogam futebol, vão á academia, bailes, praticam vários esportes e ainda fazem longas caminhadas. Tudo isso pode trazer uma melhora de vida significativa.

Se envolva em algo que realmente seja importante, faça cursos de qualquer coisa que tenha interesse, se dedique em ensinar a alguém a bordar, fazer crochê ou qualquer coisa que possa te trazer ocupação e obrigação. Depois disso, é altamente recomendável que tenha todos os hábitos saudáveis possíveis.

Alimentação

A alimentação do idoso é extremamente importante para desenvolver resistência contra doenças. Além de ter uma alimentação saudável, você precisa ingerir uma boa quantidade de vitamina D. Aqueles alimentos que possuem cálcio são importantes para a resistência dos ossos que acabam por se denegrir ao longos dos anos.

Também faça ingestão de peixes no mínimo 2 vezes por semana, eles estimulam a memória e possuem uma boa quantidade de Ômega 3, melhorando seu ritmo, qualidade de vida e precisão nos pensamentos. Impedindo também que doenças como o delirium possa o afetar.

Coma alimentos derivados de leite e frango, esses possuem proteína, o que é de extrema importância.

Exercícios físicos

Como dito acima, o exercícios físicos é muito importante! Ele pode trazer muitos benefícios, deixando-o disposto, diminuir sintomas de doenças, colaborar com maior estimulação do cérebro e ainda deixar com maior poder de reflexo. Dentre os exercícios praticados por idosos, estão:

 Caminhada

▪ Alongamentos

 Esportes

 Dança

Por falar em dança, todos os idosos que a tem como prática apresentam melhora significativa na qualidade de vida. Além de ser exercício físico, a dança pode trazer alegria e diversão. Você também deve continuar com coisas do tipo: passeio com as amigas, paquera, conversas e ainda se aventurar na busca por encontrar um amor.

Seja feliz!

A idade é uma questão mental, ela não impede que você seja uma pessoa feliz e bem disposta. Esqueça os pensamentos negativos de que envelheceu e tudo está horrível. Muito pelo contrário, faça também dessa época da vida, uma das melhores de sua vida e seja feliz dessa maneira.

Outra dica de especialistas, é que você crie uma conta em qualquer rede social (se tiver paciência) e procure trocar experiências com outros idosos que se encontram como você. Além de paquerar, você também terá a chance de fazer grandes e novos amigos, marcar programas animados que proporcionem muita alegria.

Seja como for, entenda que a qualidade de vida é algo que você mesmo cria. Independente de poder aquisitivo, idade, cor, raça ou qualquer outro credo. Você pode consegui-la através de hábitos simples e cotidianos que mudarão sua vida. É só uma questão de querer!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?