DicasFree.com » Escolar » Como se relacionam funcionalmente os sistemas nervosos simpático e parassimpático?

Como se relacionam funcionalmente os sistemas nervosos simpático e parassimpático?

O corpo humano é formado por uma sucessão de sistemas que possuem funções distintas. Entenda mais, aqui no Dicas Free, sobre os esquemas simpático e parassimpático.

     

O sistema nervoso simpático e o parassimpático estão localizados nas regiões do sistema nervoso autônomo. O sistema autônomo é composto por distintos, o simpático e o parassimpático. Esses são responsáveis pelo desenvolvimento de boa parte das funções corporais.

Possuidores em específico de funções viscerais como:

  • Pressão arterial
  • Motilidade do trato gastrointestinal
  • Vesical
  • Sudorese

Sua regularização é feita por centros medulares, núcleos de tronco encefálicos e o hipotálamo. Além dos dois sistemas já registrados e comentados acima, existe um terceiro que também faz parte do sistema nervoso autônomo: o entérico.

Simpático

Esse é o sistema nervoso responsável pela ação de mobilização de energia, fazendo com que haja resposta do organismo quando se trata de situações em extremo estresse. Também é o sistema que se responsabiliza pela:

  • Aceleração de batimentos cardíacos
  • Aumento de pressão arterial
  • Acumulo de açúcar no sangue
  • Ativação do metabolismo geral do corpo

Sua ação é chamada de vasoconstritora, fazendo a libertação de um específico neurotransmissor chamado norepinefrina, tudo via botões terminais. Quando tratamos do contrário disso, estamos denotando principalmente o sistema nervoso parassimpático, sendo essa a principal diferença.

Parassimpático

Já o sistema nervoso parassimpático tem como objetivo estimular várias das atividades relaxantes, fazendo com que haja a redução de ritmos cardíacos e também sobre a pressão arterial. Em miúdos, podemos dizer que a ação do parassimpático é exclusivamente vasodilatadora, fazendo principalmente a libertação de acetilcolina.

Sistema simpático e parassimpático (Foto: Reprodução)
Créditos da imagem: http://bioensina.blogspot.com

Visão geral

De forma geral, podemos entender que ambos os sistemas são possuidores de funções contrárias. Um é responsável por fazer a correção daquilo que o outro se excedeu, como por exemplo:

Supomos que o sistema simpático fez o aceleramento das batidas do coração excessivamente, o sistema parassimpático tem ação contrária, fazendo com que haja a diminuição dos batimentos. Dessa forma, há um controle total das funções e a organização, fazendo com que o corpo funcione da forma correta.

Fora isso, a única diferença presente entre os nervos simpáticos e parassimpáticos se baseiam nas suas fibras pós-ganglionares, tendo a secreta de hormônios diferentes. Basicamente, o controle das funções no corpo necessita de ambos os sistemas para que haja a perfeição.

Quando um destes sistemas está denegrido ou deixa de funcionar, consequentemente haverá problemas com relação a saúde, tanto para o simpático, quanto para o parassimpático. As doenças surgem a partir do mal funcionamento da área, é extremamente importante que haja acompanhamento médico.

Tendo em vista que o sistema simpático se localiza na região da coluna vertebral torácica e lombar, enquanto o sistema parassimpático pode ser encontrado na porção cranial e caudal da coluna vertebral. Ambos são parte do sistema nervoso autônomo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?