DicasFree.com » Escolar » Como se inscrever no PAS

Como se inscrever no PAS

O programa de avaliação seriada da UnB proporciona uma chance a mais para que os alunos do ensino médio possam adentrar na universidade. Clique e entenda mais sobre o PAS e como se inscrever.

     

Logo do PAS.

No Brasil, o ingresso a uma universidade ainda é algo difícil e restrito a maioria dos jovens que se formam no ensino médio. Isso porque as vagas são muito limitadas tendo em vista a quantidade de estudantes do país e a educação pública (que abarca a maioria) não recebe incentivos financeiros ou preocupação governamental para preparar os alunos para o nível superior.

Tendo em vista o problema dos vestibulares únicos, feitos geralmente no fim do terceiro ano do ensino médio, algumas universidades como a UnB desenvolveram avaliações seriadas em que o aluno pode ter mais chances de ingressar em algum curso do nível superior. Esse processo é uma forma de facilitar e dar preferencia aos alunos que mais se dedicarem.

No caso da UnB, o PAS – Programa de Avaliação Seriada – dispõe de 50% das vagas disponíveis numa das universidades mais conceituadas do país. O programa funciona durante todo o ensino médio e o aluno tem a vantagem ainda de fazer o vestibular comum no fim do terceiro ano.

São aplicadas três provas sempre ao fim de cada ano do ensino médio. cada prova corresponde ao conteúdo programático do respectivo ano do ensino médio. Dessa forma, o aluno pode estudar apenas o que ele já está estudando na escola para fazer a prova. Ao fim das três provas, os alunos que obterem notas suficientes poderão escolher o curso que desejam adentrar de acordo com sua colocação.

As inscrições para o PAS de 2013 ainda não estão abertas, mas os interessados podem ficar de olho na página oficial do Cespe para saberem os dias em que serão abertas as inscrições. Para realizar a inscrição, basta ter em mão documentos essenciais como identidade, cpf, matrícula escolar e estar preparado para responder a alguns questionários.

A UnB oferece mais de 2000 vagas em todos os cursos todos os anos sendo que metade dessas vagas são destinadas ao ingresso pelo programa de avaliação seriada.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?