DicasFree.com » Estudos » Como se concentrar na leitura com barulho?

Como se concentrar na leitura com barulho?

Você também sofre ao tentar se concentrar em uma leitura quando se localiza em um lugar muito agitado? Confira algumas dicas para impedir que isso seja um problema.

     

Como se concentrar na leitura com barulho?

Ler é uma verdadeira viagem. Quando estamos lendo é possível que conheçamos lugares nunca antes habitados através de linhas que descrevem perfeitamente a situação em que está proposta ao autor. A leitura faz parte do nosso cotidiano como um todo, ela está impressa em todos os lugares.

Você vai ler placas, revistas, folhetos, recados, notícias, rótulos de produtos e mais uma infinidade de coisas que estiver ao seu alcance. Contudo, na hora de ler um livro ou algo mais “sério” surge então uma pequena dificuldade de concentração se o local onde estiver for barulhento.

O barulho é capaz de fazer com que nossa mente não tenha foco e ainda que possamos ler, não entendemos. Pensando nisso, preparamos uma sucessão de dicas que você podem ajudar a se concentrar ainda que esteja em um ambiente barulhento. Confira baixo:

Ler (Foto: Reprodução)

1° Evite ler quando estiver com sono – Se você está com sono, então não importa mais nada a sua volta, o desejo de seu corpo e mente é especialmente dormir, portanto, ainda que se esforce ao máximo, não conseguirá de maneira nenhuma se concentrar em sua leitura e ignorar o barulho.

2° Pratique ignorar o barulho – Ignorar o barulho é o segundo passo. Você precisa ordenar a sua mente a se desligar de tudo que está acontecendo em volta. No início pode ser difícil, principalmente se estiver interessado na “conversa alheia”, mas com o tempo, começa a ter controle total da sua mente.

3° Utilize um marca texto – Quando utiliza um marca texto, grifa todas as partes que lhe parecem mais importantes do livro. Dessa forma faz com que seu cérebro esteja ligado exatamente naquele minuto. Isso ajuda a mantê-lo concentrado no que deseja.

4° Releia o que não entendeu – Não adianta, se não entender, releia. Quando você faz essa pratica, acaba ajudando o cérebro a compreender que o seu foco é sua leitura. Então passou os olhos e não entendeu? Leia de novo, não importa quantas releituras sejam necessárias.

5° Você precisa de uma meta – Se você está disposto a ler cerca de 5 páginas do livro, mantenha sua meta. Se fizer esse tipo de preparação, será mais fácil se concentrar. Pois automaticamente a sua mente saberá: Quando as 5 páginas passarem, então posso prestar atenção em qualquer outra coisa que seja.

6° Ouça música – Esse é o tipo de dica opcional, isso porque algumas pessoas gostam de ler ouvindo música, enquanto outras não. Se você não consegue se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo, a indicação é procurar por músicas instrumentais, elas não são capazes de tirar sua atenção.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?