DicasFree.com » Escolar » Como são formadas as nuvens

Como são formadas as nuvens

Quem nunca ficou olhando para o céu e imaginando qual o formato tem as nuvens? Mas será que alguma vez já pararam para pensar como que elas foram parar ali? Confira em nosso artigo como se dá a formação das nuvens.

     

As nuvens são constituídas de gotículas de água ou gelo no estado líquido que se aglomeram, podendo serem formadas também por vapor da água. Elas podem variar quanto ao seus tamanho, forma, volume e densidade, se encontram suspensas na atmosfera porque passam pelo processo de condensação ou liquefação devido a fenômenos de cunho atmosférico.

A forma da nuvem vai variar de acordo com a sua natureza, quais suas dimensões, número, distribuição de suas partículas no espaço e corrente de ventos atmosféricos. Sua cor depende da intensidade da luz recebida, assim como a posição de quem está observando e da fonte de luz em relação a nuvem.

Explicação: Como é formado as Nuvens.

Constituição da nuvem

Quando a água se evapora na superfície do planeta Terra ela se condensa e forma pequenas gotículas de água que se unem formando a nuvem, ou então elas são formadas por cristais de gelo presentes ao redor de núcleos microscópios que se encontram na poeira que é suspensa na atmosfera.

Depois que as nuvens são formadas elas serão transportadas pelo vento, o qual pode as levar em sentido ascendente ou descendente. Quando ela se eleva suas gotículas de água se resfriam podendo até mesmo serem parcialmente congeladas. Quando por defluência do vento ele é obriga a ir para locais mais baixos é natural que se dissipe devido a evaporação das gotículas.

Percebemos então que a constituição da nuvem vai depender estritamente de qual a sua temperatura e altitude, podendo ser composta por partículas de água ou cristais de gelo, ou até mesmo dos dois ao mesmo tempo.

Classificação das nuvens

  • Quanto ao aspecto

> Estratiformes: nuvens que costumam se desenvolver horizontalmente cobrindo grandes regiões e apresentando uma espessura fina, suas precipitação são de caráter leve e contínuo.

> Stratocumuliformes: nuvens que se desenvolvem em conssonância com o horizonte e tem formas de rolos ou ondulações.

> Cumuliformes: nuvens que se desenvolvem no sentido vertical e possuem um tamanho bem extenso, costumam surgir de forma isoladas e originam precipitações fortes e pancadas localizadas.

> Cirriformes: nuvens que se desenvolvem horizontalmente e tem aspecto fibroso e frágil, é mais comum que ser encontradas nas partes mais superiores da atmosfera, e por isso são formadas por pequenos cristais de gelo.

  • Quanto a constituição

> Sólidas: podem conter gelo de tamanho elevado e pesar até cerca de 1 tonelada.

> Líquidas: sua constituição é basicamente de gotículas de água.

> Mistas: tem em sua constituição gotículas de água e cristais de gelo.

  • Quanto a altura

> Altas: acima de 6 km de altura da superfície, geralmente são nuvens sólidas.

> Médias: entre 2 e 4 km de altura nos pólos, 2 e 7 km em latitudes médias e 2 e 8 km na linha do equador, podem ser líquidas ou mistas.
> Baixas: até 2 km de altura, geralmente são nuvens líquidas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?