DicasFree.com » Biologia » Como são classificados os ossos do corpo humano

Como são classificados os ossos do corpo humano

O corpo humano possui centenas de ossos om algumas classificações. Descubra como isso é feito e alguns detalhes a mais aqui no Dicas Free!

     

O corpo humano é talvez um dos organismos mais complexos encontrados na natureza. Por esse motivo, a medicina estudou e ainda estuda nossa anatomia e funções de cada órgão e tecido para resolver problemas recorrentes do dia a dia, enfermidades, anomalias, deficiências, entre outras coisas.

Ossos humanos

Ossos humanos

Saber da anatomia humana é um dos passos mais importantes para entender o funcionamento do corpo e a localização dos órgãos e diferentes tipos de ossos. Esses por sua vez, são os tecidos mais resistentes e curiosos de nosso corpo, tendo em vista que são construídos com minerais, permanecendo em sua forma mesmo após muito anos da morte do indivíduo.

Tipos de Ossos

Os seres humanos possuem centenas de ossos diferentes que complementam grande parte de seu peso. Para classificar e dividir esses ossos, a medicina e a ciência os separou em categorias para facilitar o estudo e a identificação de cada um. Essa tabela classificativa dos ossos é denominada Osteologia. Confira:

Ossos Curtos

São classificados ossos curtos aqueles cujas dimensões se equivalem ou se assemelham, fazendo com que tenha uma aparência menos estendida. Como exemplo desse tipo de ossos, podemos  citar o calcâneo e o tarso.

Ossos Longos

São os ossos com aparência mais estendida, onde a o comprimento supera as outras dimensões, tornando-o visivelmente maior que os demais. Como exemplo, pode-se citar o úmero e o fêmur.

Ossos Chatos

Os ossos em que a espessura seja visivelmente menor que o comprimento são denominados osso chatos ou planos. Como exemplo, temos a escápula e os ossos da bacia;

Ossos Alongados

Tem os mesmos requisitos explicitados de um osso longo, porém nesse caso há a ausência do canal medular nos ossos. Como exemplo, as costelas.

Ossos Pneumáticos

Os ossos frontais são exemplos desse  tipo de classificação. Os pneumáticos são tecidos ósseos que possuem cavidades com oxigênio.

Ossos Irregulares

São os ossos que não apresentam forma definida visível. Nesse caso, as vértebras são o melhores exemplos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?