DicasFree.com » Gravidez » Como saber os primeiros sintomas da gravidez

Como saber os primeiros sintomas da gravidez

Acha que pode estar grávida? Conheça os primeiros sintomas da gravidez neste artigo.

     

Gravidez é sempre um assunto recorrente. Tanto às mulheres que não desejam engravidar, como àquelas que procuram incessantemente ter um filho. Para ambos os casos, um primeiro requisito básico deverá servir como um alerta: qualquer relação sexual desprotegida.

Nesse sentido, não podemos levar em consideração apenas uma relação sem preservativo, mas também outros casos como erros no consumo da pílula anticoncepcional, por exemplo. Muitas vezes, o mínimo contato entre as mucosas pode resultar em uma gravidez, mesmo que o risco seja muito pequeno se comparado a uma relação mais tradicional.

Para tentar esclarecer algumas dúvidas, o DicasFree preparou uma pequena lista com os primeiros sintomas da gravidez e algumas particularidades. Confira!

Confira os primeiros sintomas da gravidez (Foto: Reprodução)

Atraso Menstrual

Esse é o sintoma clássico de gravidez. Muitas mulheres acabam até associando ele completamente a ideia de gravidez, tendo em vista que o atraso possa significar a fecundação do óvulo. Apesar disso, existem outros motivos que podem resultar em um atraso menstrual (você pode conferir nesse artigo aqui do DicasFree).

De fato, esse é um sintoma que pode ser levado em consideração principalmente se chegar com duas semanas de atraso. Porém, mulheres grávidas costumam ter um pequeno sangramento vaginal que pode ser confundido com o sangramento menstrual. A diferença é que esse sangramento é em menor quantidade.

Cansaço e sonolência

Sonolência, muito cansaço e fadiga durante o dia podem ser sintomas adquiridos logo na primeira semana de gravidez. A ação dos hormônios Beta HCG e progesterona em grande quantidade, como também a queda na pressão arterial são os principais responsáveis por esse sintoma.

Inchaço pelo corpo

Principalmente na região dos seios. Esses inchaços são percebidos logo nas primeiras semanas de gestação. Uma dica é prestar atenção nos seios. Se eles estiverem levemente maiores, mais sensíveis ao toque e doloridos, pode ser gravidez. O escurecimento das aréolas dos mamilos também é um sinal de gravidez, mas só acontece no segundo trimestre.

Dores de cabeça

Outro sintoma que ocorre logo nas primeiras semanas, porém mais difícil de se associar. As dores de cabeça causadas pela gravidez são resultantes do aumento repentino de progesterona no organismo feminino. Porém, podem ser confundidas com qualquer outra dor de cabeça normal.

Alterações nos sentidos

Mulheres grávidas tem grandes alterações no paladar e no olfato. Isso pode fazer com que elas se sintam mal em alguns lugares por causa do cheiro, deixem de gostar de certos alimentos devido ao paladar aguçado e passam a gostar de outros que não gostavam. Esses sintomas são os responsáveis pelos “desejos de grávida”.

Frequência urinária

A ação dos hormônios da gravidez faz com que a frequência urinária da gestante seja bem maior que o normal. Acontece aproximadamente na sexta ou oitava semana após a concepção.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?