DicasFree.com » Variados » Como quitar o Fies com desconto

Como quitar o Fies com desconto

O programa do governo FIES possui um padrão de financiamento regular que compete o benefício para estudantes matriculados no ensino superior da rede privada. Confira no artigo como funciona para quitar seu financiamento.

     

O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, faz parte da grade de programas do Ministério da Educação que tem o objetivo de custear a graduação em ensino superior. Os candidatos aptos a receber o benefício, são aqueles que correspondem a avaliação positiva estabelecida nos procedimento do Ministério da Educação.

logomarca

Financiamento estudantil

A partir de 2010 o programa FIES teve seu formato modificado, se transformando em Agente Operador do Programa, tendo o seus juros reduzidos em até 3,4% anualmente. Outra alteração está no período que o estudante poderia realizar a sua inscrição, atualmente a solicitação do financiamento pode ser em qualquer período do ano letivo. Para realizar a inscrição basta acessar o site oficial e seguir o passo a passo do FIES – http://sisfiesportal.mec.gov.br.

Existem diferentes formas de financiamento que são de opção do estudante no momento do contrato, determinadas por fases. Durante o período de duração do curso, o estudante deve realizar o pagamento de um até R$50,00 a cada três meses. Já na fase de amortização, que se refere ao término do curso, o débito do estudante é parcelado em até três vezes respectivo ao período do curso que foi financiado mais um período de 12 meses.

Um novidade poderá ser adquirida pelo Fies, mas antes precisa ser aprovada legalmente. Na verdade é um projeto de lei apresentado pela senadora Lúcia Vânia do PSDB-GO, onde consta a possibilidade de haver um desconto cedido aos estudantes que tiverem 75% de suas mensalidades pagas, terá o benefício para quitar o restante da dívida, disponível em duas opções.

O estudante poderá escolher a quitação antecipada dos débitos restantes, recebendo então uma redução em cima do montante de 25%, mas também poderá optar pelo pagamento de cada parcela que resta na data de vencimento, no entanto o desconto ou bônus de adimplência” será de apenas 5%. O projeto está pronto desde janeiro de 2012 e poderá ser votado em breve pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?