DicasFree.com » Plantas » Como plantar milho?

Como plantar milho?

Para saber como plantar milho, saiba os prazos para a colheita e conferindo outras importantes informações neste artigo.

     

Plantar milho

O milho é uma planta selvagem, dentre essas a que mais se cultiva em todo o mundo. Sua altura  depois de plantada pode atingir  quase 3 metros de altura. Seu plantio floresce em um período referente a 3 e 10 meses. Dependendo de seu grão, é possível produzir farinha, milho verde ou milho para pipoca.

Além de pegar muito rápido, o milho pode ser cultivado em diversos lugares e estações climáticas. O ar pode ser úmido ou seco. Contudo, é muito importante que não opte por cultiva-lo em lugares onde há quedas frequentes de temperaturas, ele não resiste a níveis muito abaixo de 13°C.

Plantação de Milho (Foto: Divulgação)

Ele não deve ser cultivado em locais fechados, precisa receber uma quantidade suficiente para respiração de luminosidade diariamente. O solo deve ser drenado e fértil, com muita matéria orgânica e uma boa quantidade de nitrogênio. Precisamente, temos como ideal o solo 5,5 a 6,8.

Para que tenha um crescimento saudável, é necessário que a irrigação ocorra por volta de 3 vezes ao dia. Nos dias de calor intenso, deve aumentar a frequência, bem como a quantidade de água. Contudo, ele não teve ter uma aparência “encharcada”, pode fazer mal a planta.

Como plantar?

As sementes devem ser jogadas diretas no solo, com uma boa quantidade de terra as cobrindo. Em alguns casos, os cultivadores tem que fazer a retirada das mudas para lugares mais amplos, quando essas chegarem a 8 ou 10 centímetros. O espaço entre uma muda e outra deve ser razoavelmente grande.

É indicado que esse espaço esteja em cerca de 1 metro e 20 centímetros entre as linhas de plantio. As distâncias e medidas exatas podem variar de acordo com o tamanho da plantação que estiver a fazer. O cultivo também pode ser feito em grandes vasos, contudo a planta não tomará seu tamanho original.

Cultivares diferentes devem ser plantados a cerca de 400 metros de distância um do outro. É importante saber que as raízes do milho são frágeis e podem ser danificadas facilmente. Adubações são necessárias durante o plantio, para observar isso, procure observar a cor, quanto mais clara, de mais adubo é necessário.

Na hora de colher, não passe muito tempo do prazo. Quando eles apresentarem espigas amarelinhas e com uma boa aparência, os arranque com cuidado. Há um prazo de 5 dias ao Sol, para que elas comecem a desidratar, fique atento a esse pequeno detalhe que faz toda diferença.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?