DicasFree.com » Variados » Como parcelar IPVA DF?

Como parcelar IPVA DF?

O parcelamento do IPVA é uma forma de quitar sua dívida e ficar despreocupado. Saiba neste artigo como realizar o procedimento!

     

O pagamento do IPVA é uma obrigação de todo cidadão que possui veículos ativos, ele é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Quem, porventura, deixou o pagamento atrasar tem uma solução simples: o parcelamento da dívida (dentro do prazo estabelecido).

Contudo, é importante saber que “essa demora” resulta em acréscimo de juros e multas ao valor. Por isso, o mais indicado é que procure o órgão e obter informações sobre os débitos. Os débitos podem ser divididos em até 12 vezes de acordo com seu interesse.

Outro ponto muito importante é de que o valor mínimo das parcelas deve ser de até R$200. Valores menores não são aceitos. Depois da efetuação de todos os pagamentos e todo o registro de IPVA quitado, o dono do veículo receberá uma espécie de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo ou o Certificado de Licenciamento Anual.

IPVA (Foto: Reprodução)

Tal documento é importante por um motivo bem simples: Ele faz a liberação do veículo para o trânsito. Tendo em vista que a transferência de propriedade está totalmente condicionada a quitação integral do parcelamento.

Como eu faço o requerimento do parcelamento?

O processo para tal é muito simples, você só precisa se dirigir a uma unidade do Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal. Mas antes isso, é indispensável que faça uma verificação junto ao órgão de trânsito, denotando se há ocorrência de impedimento que inviabilize o pagamento.

O serviço de requerimento de tal é totalmente gratuito. Você apenas precisará estar munido dos seguintes documentos:

Todas as informações sobre IPVA referente ao Distrito Federal podem ser encontrados através da página oficial da Secretária de Estado da Fazenda do Distrito Federal, para ter acesso clique aqui.

E nos casos de emissão da 2° via?

No que se refere a segunda via, é indispensável que você informe a página da Secretaria:

  • Renavam
  • Exercício
  • Emissão
  • Tipo de consulta

Se deseja saber mais sobre as leis que lhe dão direito ao parcelamento, clique aqui. O melhor é sempre conhecer os seus direitos antes de exercê-los. Você também obterá maiores informações sobre Impugnação de Lançamento, Imunidade, Isenção, Multas, Regulamento do IPVA, Seguro Obrigatório e Verificação de Débitos através do site oficial. Confira!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?