Como parar o vício de roer unhas?

Embora não sejam possuidoras de sabor ou aroma agradável, as unhas continuam sendo alvo de muita “roeção”. Roer as unhas é um costume muito antigo, não se sabe quem foi o primeiro a praticar tal feito e muito menos o que o levou a isso, mas de qualquer forma “a moda pegou”.

O problema é que muita gente não sabe o quanto isso pode ser prejudicial à saúde. O ato de roer as unhas afeta principalmente o seu organismo, considerando que ao levá-las a boca, você está entrando em contato com todas as bactérias existentes abaixo delas.

Essas bactérias entrariam em seu organismo facilmente, resultando em vários tipos de doenças e algumas até gravíssimas. Além disso, o esmalte dos dentes e a saúde dos mesmos também estão sob risco, considerando que as mesmas bactérias que agem no organismo podem agir na área dental.

Manter as unhas esmaltadas ajuda a evitar a mania.
Unhas esmaltadas (Foto: Reprodução)

É claro que a solução para o fim desse problema não ocorre da noite para o dia, é importante que aquele que sofre com o problema tenha consciência do quanto é importante interromper a prática e então, se esforce. Antes de mais nada vamos entender porque esse é um problema decorrente.

Algumas pessoas tendem a ter o hábito simplesmente por costume. Desde pequenos roem e na fase adulta, continuam. Contudo, os há dois tipos de distúrbios que envolvem  a prática, sendo esses:

  • Crises de ansiedade
  • Crises de baixa estima

Há uma sucessão de opções interessante para acabar com o mau hábito, mas é necessário que você tenha consciência da importância do fim da prática.

Dicas

1° dica – Saiba quando a mania aparece – Quando você começa a se observar, entende em quais episódios ou pontos do dia está mais propenso em levar as unhas à boca.

2° dica – Deixe suas unhas curtas e lixadas – Manter as unhas limpas e curtas são um ótimo remédio para acabar com o péssimo hábito. Isso porque elas não ficam tão “atrativas” quando estão em tal situação.

3° dica – Façam as unhas com frequência – Já está comprovado que unhas bem feitas não costumam ser chamativas. Ou, mulheres de unhas esmaltadas dificilmente levam-nas à boca. Contudo, é importante que as mantenha bem feitas, nada descascando.

4°dica – Esmalte de gosto ruim – Existem alguns esmaltes especializados em tal problema. Você pode optar por eles sempre que quiser, costumam ser transparentes e você se lembrará de não roer as unhas.

5° dica – Unhas postiças – As unhas postiças são uma outra opção recomendada para quem quer parar de vez de roer unhas. Você impede o contato direto com suas unhas e consequentemente não mantém o hábito de roer.

6° dica – Chiclete – Embora os chicletes sejam abominados por dentistas, você pode utilizá-los como aliados se respeitar alguns pontos. Prefira sempre os que não apresentam níveis muito altos de açúcares. Lembrando também que ele não é a solução, só uma ajudinha.

7° dica – Atividade física – Praticar alguma atividade física pode mandar seu estresse e a ansiedade embora. É por isso que o melhor é praticá-las diariamente ou pelo menos 3 vezes na semana. Isso ajuda a impedir que tenha ataques nervosos e suas unhas agradecem!

Seguindo corretamente todas as dicas é possível que você dê adeus a essa terrível mania. Contudo, é importante lembrar que somente com disciplina será possível evitar a prática. Fique atento, pois o hábito pode voltar a qualquer momento.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *