DicasFree.com » Variados » Como limpar chapa de fogão a lenha?

Como limpar chapa de fogão a lenha?

Limpar a chapa de fogão a lenha não é nenhuma tarefa extremamente dificultosa, mas requer alguns cuidados básicos. Quer saber como limpar a sua? Então dê uma olhadinha em nossas dicas!

     

Limpeza da chapa de fogão a lenha

Quem tem o costume de usar o fogão a lenha, deve saber o quanto é comum que a gordura fique grudada na superfície da chapa. Mas também sabe que esse tipo de fogão possui uma espécie de benefício, já que eles não têm boca, ou seja, você pode simplesmente limpar sem precisar retirar as bocas do fogão (como fazemos nos a gás).

Para limpar não existe especificação de tamanho, formato ou modelo. Todos os tipos de fogões a lenha são limpos da mesma maneira, basta utilizar os materiais adequados e fazer os movimentos certos. Sem mais.

Para iniciar a sua limpeza, precisará de:

  • Escova de roupas
  • Escova de dentes
  • Trapos
  • Balde
  • Sabão em barra
  • Jornal
  • Óleo de Oliva

Depois de juntar todos os materiais, você utilizará primeiramente o jornal. Espalhe-o por volta do fogão, afim de impedir que a sujeira caia no chão na hora de limpar.

Depois disso, prepare o balde com uma porção de água e coloque o sabão em barra dentro dele. Espere cerca de 5 minutos.

Fogão a lenha

Dando continuidade, com a escova de roupas esfregue toda a superfície da chapa. Sempre em movimentos circulares afim de arrancar as sujeiras dos cantinhos mais miúdos. Da mesma maneira, pegue a escova de dentes velha e passe sobre o sabão. Procure esfregar em todos os cantos.

Os trapos velhos devem ser utilizados para limpeza do fogão e retirada do sabão que estava sob a superfície.

Jogue a água de sabão fora e coloque mais um porção nova. Depois de passar os trapos sob o fogão, eles certamente ficarão sujos e ensaboados, lave-os debaixo da torneira.

Depois dos apetrechos limpos e o balde com água nova, passe os trapos sob a chapa novamente afim de retirar os excessos de sabão. Repita esse procedimento até que todo sabão seja retirado. É importante que de maneira nenhuma faça o processo com o fogão quente.

Isso pode lhe causar queimaduras dependendo da temperatura. Você precisará de um outro trapo limpo e seco para espalhar um pouco de óleo de oliva sob a superfície para dar brilho. Faça isso até que todos os cantos estejam devidamente preenchidos e brilhantes. Assim termina a limpeza do seu fogão. Apenas retire os jornais e jogue-os fora.

Os fogões a lenha devem ser limpos a cada dois dias. 

 

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?