DicasFree.com » Variados » Como lavar sofá?

Como lavar sofá?

Entenda como funciona o processo de limpeza em sofás. Maiores informações e dicas você encontra aqui no Dicas Free!

     

Qualquer tipo de móvel estofado deve ser lavado de forma correta. Molhar, esfregar e em alguns casos, até forçar para o escorrer da água pode resultar em desgaste do móvel. Exatamente por esse motivo, o mais recomendado é que seja realizado a lavagem à seco, isso manterá os móveis limpos e em boas condições.

O mais importante é que mantenha todos os utensílios necessários próximos, isso facilitará o processo. Separe adequadamente:

  • Panos de limpeza
  • Uma escova macia
  • Aspirador de pó

Na lavagem à seco não são utilizados nenhum tipo de água ou utensílio molhado. Portanto, antes de mais nada, certifique-se de que não há excesso ou presença de água na escova ou em algum dos panos de limpezas (estima-se que apenas dois sejam necessários).

1° passo - Coloque o sofá em um local onde não haja presença de outros móveis, já que a poeira encontrada nele poderá ser transferida a outros móveis. De preferência, coloque-o na área de sua casa ou numa varanda grande.

2° passo - Depois é preciso que passe o aspirador de pó. Ele fará o processo de retirada de todos os resíduos que estiverem dentro do sofá, evitando que haja procriação de fungos ou outros tipos de micro-organismos que possam tomar conta do estofado, como os ácaros.

Móvel destinado ao recebimento de visitas e lazer em casa.

Sofá (Foto: Reprodução)

3° passo - Com escova macia, comece a retirar todo tipo de resíduo que estiver sobre o sofá. Apesar de poeira ter saído com o aspirador, é possível que fique sobre a superfície do móvel alguns resíduos que soltam das roupas e grudam no estofado ao longo do tempo, retire-os todos.

4° passo - Com o auxílio dos panos, procure passá-los como se estivesse retirando qualquer tipo de sujeira que estiver grudada. Se houver presença de pó, sairá automaticamente sobre o tecido, o que o fará perceber que será necessário novamente fazer uso do aspirador de pó.

Em casos de manchas ou sujeiras difíceis de retirar, é mais recomendado que utilize água com pouca porção de sabão e esfregue utilizando a escova. Quando terminar o processo, procure passar um pano úmido para que o resíduo do sabão não crie manchas na superfície.

De forma alguma utilize produtos que podem manchar como água sanitária, ainda que o tecido do sofá seja claro ou branco. Água sanitária em tecidos de estofamento acaba por deixar uma mancha amarelada que dificilmente poderá sair. Existe também um aspirador de líquidos, caso o tenha, utilize para retirada da umidade.

Alguns produtos de limpeza são eficientes no combate a manchas, de qualquer forma, ao terminar de limpá-lo a seco ou não, é importante que o mantenha sob o sol por cerca de 4 horas, no mínimo. Isso ajudará a acabar com os fungos e ácaros, além de garantir que seu estofado esteja totalmente seco.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?