DicasFree.com » Matemática » Como gostar de estudar matematica

Como gostar de estudar matematica

Veja o segredo para aprender matemática. A matemática pode ser vista com certa dificuldade pelos alunos devido aos métodos antigos de ensino e possíveis traumas de aprendizado.

     

Ábaco: A primeira “calculadora” inventada pelo homem.

A matética talvez seja a matéria mais odiada entre os alunos do ensino médio e fundamental. Por uma matéria estritamente relacionada a cálculos e inúmeros exercícios, os alunos acabam se abstendo de gostar e praticar corretamente tal disciplina.

Os métodos para ensinar a matemática também não são muito convidativos. Apenas passar as fórmulas e centenas de exercícios não despertará o interesse em todos os alunos, principalmente os que tendem a área das ciências humanas.

Para que o aluno goste e se interesse pelos assuntos matemáticos, o professor é de fundamental importância. Manter-se atualizado com os novos métodos e novas ferramentas de ensino pode ser um ótimo aliado para uma aula diferente, dinâmica e com maior aprendizado.

Uma das dicas é aliar o conhecimento matemático a história. Todo conhecimento matemático tem sua ligação a algum contexto histórico, com uma série de curiosidades e sua serventia. A explicação dessas áreas e promoção de atividades que buscam, por meio dos cálculos matemáticos, reconstruir as coisas da antiguidade podem muito bem despertar o interesse de grande parte dos alunos.

Usar a tecnologia a seu favor também pode ajudar a a tornar tudo mais interessante e agradável. Utilizar gráficos animados, datashow, jogos e outros recursos para demonstrar e aplicar os cálculos matemáticos já se revelou ser um método eficiente de aprendizado.

Se você já passou da época do ensino médio e ainda sim precisa de estudar matemática, procure informar-se mais sobre cada assunto, seu contexto histórico e sua utilidade. Ao fazer os cálculos, imagine a utilização real daquilo na prática e como era usado a muito tempo. Assista a vídeo aulas disponíveis na internet e busque preferencialmente exercícios com resolução para que você não se perca e se frustre com eventuais erros.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?