DicasFree.com » Estudos » Como ganhar uma bolsa de estudos?

Como ganhar uma bolsa de estudos?

Para mais informações sobre bolsas de estudos, acompanhe este artigo e descubra como conseguir a sua e os meios mais eficazes e viáveis. Confira!

     

Bolsa de estudos

Ganhar uma bolsa de estudos não é tão fácil assim, mas com muito estudo e esforço é possível chegar lá. O governo disponibiliza alguns meios eficazes de fazer com que consiga a sua. Mas lembre-se que o processo é complicado e podemos dizer até que bem difícil.

Conheceremos alguns meios públicos:

Prouni

O Prouni é um programa educacional do Governo Federal que visa conceder bolsas de estudo em parcialidade ou totalidade para alunos interessados e provavelmente de baixa renda, as bolsas são oferecidas em instituições privadas. O Programa Universidade para Todos tem com o objetivo oferecer a todos os alunos que tiverem interesse, bolsas integrais.

Contudo, esse deve ter uma renda per capita calculada em 1,5 salários mínimos. Ou no caso de bolsas parciais, para todos os estudantes que estão entre colocação de famílias que ganham cerca de 3 salários mínimos. A seleção dos alunos é feita através do MEC na utilização da nota atingida.

FIES

Um programa criado no ano de 1999, o FIES visa fornecer bolsas de estudos aos alunos que devolverão o valor investido quando formados. Estes estando cadastrados no programa e com avaliação positiva pelos processos do MEC, possuem o direto. Há também as bolsas de estudos de 50%.

No ano de 2006, cerca de 450 mil estudantes que receberam tais bolsas através do Prouni chegaram a formação.

Bolsas de estudo (Foto: Reprodução)

CNPq

Outra boa maneira de conseguir uma bolsa de estudo é fazer qualquer tipo de serviço numa universidade. Também é possível obter esse resultado trabalhando com pesquisa científica, essa será oferecida pelo CNPq com intuito de promover o desenvolvimento da ciência.

Dirigir o estudo de pesquisas também pode ser favorável, também através da prestação de serviços de um já operante aluno em qualquer setor da universidade. O CNPq é o Conselho Nacional de Conhecimento Científico e Tecnológico.

Bolsas em universidades particulares

Caso de não tenha sucesso em nenhum tipo de tentativa pelas opções públicas, você poderá tentar uma bolsa através das unidades particulares. Várias universidades oferecem bolsas de estudo para alunos, isso em forma de desconto e mais adiante, para publicidade.

Dentro dessas mesmas universidades, existem vários tipos de bolsas, bem como:

  • Bolsa idade
  • Bolsa mérito
  • Bolsa para funcionários

O primeiro passo é a avaliação da faixa salarial da família, que em direcionamento disponibilizarão as melhores bolsas de estudo para tal caso. Para manter seus alunos, eles fazem qualquer tipo de negócio, notas boas principalmente são levadas em total consideração.

Caso tenha se interessado por algum tipo de bolsa aqui expressa, você poderá se informar melhor através dos portais oficiais de cada um, como:

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?