DicasFree.com » Estudos » Como foi desenvolvido o renascimento na Alemanha

Como foi desenvolvido o renascimento na Alemanha

A Alemanha é caracterizada pelo grande saber científico e por ter sido talvez o maio centro pulsante de idéias da Europa. Clique e saiba um pouco do Renascentismo alemão.

     

Hans Holbein, pintor renascentista alemão.

A Alemanha sempre foi um país extraordinário por natureza. Como nação, a Alemanha foi durante séculos um amplo campo de idéias pulsantes em todas as áreas do saber. Não obstante, o renascimento alemão teve suas particularidades essenciais.

O  Renascimento foi um período de retorno aos moldes culturais greco-romanos. Esse retorno viu sua grande expressão na arte e no humanismo. Geralmente, as idéias humanista viam-se de contra as imposições da igreja Católica Apostólica Romana e davam ao homem um lugar central no conhecimento e na vida.

Um diferencial quando se trata de pensamento. Como em grande parta da Europa, o povo e as elites estavam descontentes com a doutrina católica, a qual não abarca mais seus desejos e concepções divinas e de mundo. Esses pessoas, em longo processo de acontecimentos e mudanças históricas, já encontravam-se em resistência aos abusos católicos.

Como a tempos o próprio clero por muitas vezes via-se envergonhado e perturbado pelos abusos infundados da igreja católica, a nova Alemanha é acesa pelos ideais de Martinho Lutero que com a publicação das noventa e cinco teses foi excomungado e provocou a divisão da igreja entre católicos e protestantes.

Essa revolução religiosa alemã foi de grande valia para propagação da arte e idéias renascentistas e humanistas justamente pela liberdade religiosa a mais que os protestantes tinham. Assim, o processo das idéias alemãs logo atingiriam o restante da Europa, produzindo efeitos similares em muitos países.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?