DicasFree.com » Saúde » Como fazer massagem respiratória em crianças?

Como fazer massagem respiratória em crianças?

As massagens respiratórias tem como principal função manter o paciente vivo até que a ambulância chegue, para que os profissionais da saúde tome devidas providencias. Para saber mais informações sobre o procedimento, confira no artigo a seguir.

     

Massagem respiratória

A massagem respiratória é um procedimento de primeiros socorros que pode salvar a vida de alguém, principalmente das crianças. Ela tem como função, fazer com que a respiração volte, mesmo que essa esteja em estado de quase-morte. É interessante saber como funciona.

Alguns cursos de primeiros socorros oferecem o aprendizado para casos de acidentes ou incidentes onde haja um paciente com problemas respiratórios ou em outros casos como as paradas cardíacas. Assim que houver um problema parecido com esse, você deve tomar as seguintes providências para evitar que esse se agrave a ponto de ser fatal. Veja:

01 Chame pela emergência – você deverá discar o 192 e chamar uma ambulância o mais rápido possível. Essa chegará em 10 ou 15 minutos, nesse período é importante que você siga os demais passos para garantir a vida de uma pessoa.

02Faça massagem – em casos da vítima estar de bruços, a vire (desde que não tenha machucado aparente ou deslocamento de partes do corpo) e posicione suas mãos no meio do peito (entre os mamilos).

03Estique os braços e tenha força – estique totalmente seus braços e faça movimentos de vai e vem. É importante que jogue o seu peso (com toda força que possuir). Os especialistas indicam que você deve dar dois empurrões contra o pulmão a cada dois segundos de massagem. Fique atento quanto a volta do tórax ao fim de cada empurrão.

04 Peça ajuda – esse tipo de massagem pode cansar. Por isso, é importante que outra pessoa esteja fazendo junto com você, quando cansar a outra prossegue até que o resgate chegue.

Em crianças

No caso das crianças o procedimento é o mesmo, intercalando com respiração boca a boca antes. A criança deve estar deitada em uma superfície plana. Antes de iniciar as massagens, faça respiração boca a boca, duas vezes. Por serem mais sensíveis é necessário que não jogue todo seu peso e utilize somente uma mão.

A massagem respiratória é importante para manter o paciente vivo

Massagem em crianças (Foto: Divulgação)

Posicione uma no peito e a outra em qualquer área da superfície plana em que ela estiver deitada (como na imagem). Conte 30 compressões feitas, e nesse intervalo faça 2 respirações boca a boca. A massagem é recomendada para crianças de até 10 anos. Muito cuidado para não machucá-la durante o procedimento.

Entenda que sua força é 10 vezes maior que a dela. O corpo de uma criança é frágil e pode haver sequelas caso a massagem seja feita de forma errada. A mesma tem como principal função manter a vítima viva até que o resgate chegue e possa tomar as medidas necessárias para salvá-la.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?