DicasFree.com » Saúde » Como evitar frieiras da praia?

Como evitar frieiras da praia?

Acabe de uma vez com a possibilidade de contrair micoses em seu período de férias na praia! Clique aqui e descubra como se prevenir e o que fazer quando a proliferação de fungos for decorrente.

     

Com o aproximar do verão, os dias de calor são mais intensos e nos sempre convida a dar um mergulho na piscina ou no mar. Contudo, é importante que não se engane, essa época sempre vem acompanhada de uma típica vilã, a frieira ou como é clinicamente chamada, micose.

Trata-se de uma dermatofitose com maior incidência em períodos e climas quentes e úmidos, bem como a época do verão. O suor excessivo ou a umidade nos pés são os principais causadores da proliferação do fungo.

O problema pode ocorrer em homens e mulheres de várias faixas etárias. Nos homens se tornam mais comuns já que eles usam (por mais tempo) sapados fechados, impedindo que os pés respirem. A praia também é uma das principais “transmissoras” desses fungos. Para se proteger, siga nossas dicas abaixo.

Pisando na areia da praia (Foto: Reprodução)

O que fazer na praia?

A maneira é se prevenir antes de pisar na praia, lembrando de:

» Manter as unhas aparadas – Isso evita cortes e infecções abertas que possam apresentar riscos a saúde quando acompanhadas das micoses.

» Lavar os pés com bucha e sabão – Depois de higienizada, seque-os bem com uma toalha limpa. Também pode-se usar o papel higiênico entre os dedos, tornando o processo de secagem mais eficiente.

» Jamais utilize toalha úmida – Nem deixe os pés úmidos, qualquer tipo de umidade ajuda na proliferação desses fungos, também se mantenha calçado.

Mais dicas

» Na praia, prefira locais onde não há grandes aglomerações, tanto na areia quanto no mar. Opte por espaços mais limpos e que transmitam segurança.

» Após sair do banho de mar, seque bem todo o corpo. Antes mesmo de usar a toalha, mantenha-a guardada em uma sacola, nunca estendida ou embolada na areia, pois há risco de contaminação.

» Caso note algum sintoma como:

  • Coceira excessiva
  • Rachaduras
  • Ardor
  • Irritação da pele
  • Manchas avermelhadas

Procure imediatamente um dermatologista. O profissional irá ministrar o melhor tipo de tratamento para o caso.

» Apesar de ser comum nos pés, o fungo pode aparecer em diversas áreas do corpo como na virilha e até atrás das orelhas.

» Não troque peças de roupas, não dê, nem tome emprestado.

Não deixe que a frieira estrague sua festa, previna-se. Tomando medidas simples, evitará diversos desconfortos. Aproveite suas férias!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?