DicasFree.com » Saúde » Como escovar os dentes de um bebê?

Como escovar os dentes de um bebê?

Confira as dicas de como manter a higiene bucal do bebê desde cedo, de maneira prática e sem causar transtornos.

     

A escovação é muito importante para a saúde bucal de qualquer, mesmo antes que surgem os primeiros dentinhos, por isso, bebês e crianças precisam receber essa higienização como forma de motivação para os cuidados futuros e também para prevenir contra eventuais problemas dentais, como cáries, placas e etc. Como o bebê não está acostumada a esse procedimento pode ser meio complicado no início, mas logo ele se acostuma.

É preciso praticar a paciência e a calma, para que a higiene seja um momento agradável para a criança e também prático para os pais. Antes dos dentes nasceram é preciso sempre após todas as mamadas, limpar a gengiva com uma fralda ou gaze embebida em água filtrada. Quando surgir o primeiro dentinho, pode-se utilizar um das opções de creme dental específica para crianças.

O número de escovações deve ser entre três e cinco vezes por dia.

Apesar de existirem vários sabores do creme, como uva, morango e cereja, embora seja polêmico, o recomendável é optar pelo produto que contenha flúor, pois de acordo com o Ministério da Saúde, essa versão é a única opção eficaz para prevenir contra cáries. Basta utilizar um quantia inferior, pois normalmente costumam arder um pouco e a criança pode não se acostumar.

A melhor forma de estimular a criança a fazer a escovação é de maneira descontraída, mas que reforce o hábito. Sempre ao término das refeições, lembre-o da necessidade de escovar os dentes, mas é importante realizar uma atividade em família, uma vez que as crianças tem por natureza imitar os adultos. Faça brincadeiras do tipo que explique que está eliminando os bichinhos da boca, que o seu sorriso é lindo e precisa ficar cheiroso e etc.

A escovação correta pode começar com os dentes de trás, local onde se morde os alimentos. Fazendo movimentos de vai-e-vem, depois deve-se fazer um círculo ou seja, movimentos circulares na parte externa dos dentes, parte que fica região próxima dos lábios. Em seguida a escova parte da base do dente perto da gengiva para cima, por fim se escova a parte superior da língua.

Primeiramente os pais devem escovar os dentes, depois devem ensinar e supervisionar as crianças, assim as mesmas se sentirão importantes por saberem realizar essa atividade. Lembrando que a escova deve ser apropriada à idade, contendo cerdas macias e cabeça pequena arredondada. A mesma precisa ser substituída a cada dois ou três meses, pois suas cerdas se deformam, não promovendo a limpeza.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?