DicasFree.com » Estudos » Como escolher um tema para o TCC

Como escolher um tema para o TCC

Escrever o TCC é uma das tarefas mais difíceis quando vai chegando ao final do curso na faculdade. Para saber mais informações sobre como escolher corretamente o seu tema, confira este artigo.

     

Escolher um tema para TCC

Quando o último ano da faculdade chega, o único assunto que ronda nossas cabeças é o terrível TCC. O trabalho de conclusão do curso, é um dos fatores determinantes para receber com êxito ou não, o seu tão sonhado e batalhado diploma. Um dos pontos principais para obter sucesso nessa etapa final, é saber escolher o tema.

Quando o tema escolhido é correto, tudo facilita. Algo muito importante que é extremamente necessário levar em consideração é, quanto tempo você tem para realizar o projeto. Não escolha um tema muito complexo, quando o seu tempo livre é extremamente curto.

Bom, alguns pontos podem contar a seu favor nessa hora tão crucial, a afinidade com o seu tema, é um dos pontos positivos. Isso porque, quando você se interessa por um assunto, pesquisar sobre ele acaba sendo agradável e não cansativo, isso faz com que produza mais em um curto espaço de tempo.

O tempo precisa estar ao seu favor. Se você é daqueles estudantes que precisa conciliar trabalho e estudo, opte com toda certeza por um tema fácil, de acesso e leitura rápida e que o ajude e não atrapalhe. Pesquise por cima (antes da escolha do tema) para ter noção de quanto tempo seu TCC poderá lhe tomar.

Escrever o seu TCC pode ser uma tarefa difícil, mas facilite as coisas escolhendo o tema correto

TCC (Foto: Reprodução)

Também é interessante que você opte por aqueles temas que tem relação com a área do seu estudo. Não pense em escrever sobre algo que não estudou, pois desta maneira gastará tempo, sendo até mesmo complicado obedecer as regras do mesmo. A melhor escolha é um assunto curto e que atue em áreas específicas.

Ter uma bibliografia sobre o tema que escolheu é importante, por vários motivos, e principalmente para saber se haverá fontes suficientes de pesquisa. Caso o seu resultado corra para o lado negativo, ainda estará em tempo de fechar os livros abertos e pensar em outro tema mais acessível á você.

Tenha cuidado ao escolher o tema, esse será o principal motivador á levá-lo até o sonhado diploma. Agir com coerência nessas horas é o melhor caminho para sair satisfeito dessa batalha de final de curso. Lide com maturidade aos conselhos de seus orientadores e aceite todo e qualquer BOM conselho.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?