DicasFree.com » Saúde » Como envelhecer bem e com saúde

Como envelhecer bem e com saúde

confira neste artigo algumas dicas e conselhos para envelhecer com saúde e vitalidade. Acompanhe!

     

O envelhecimento é o maior e pior medo de muitas pessoas. Apesar de convivermos com isso diariamente, o espírito e a força da juventude são essenciais para a vida, tendo em vista que os grandes feitos, as grandes experiências e vigor memorável, são adquiridos na aurora dessa idade.

Apesar disso, os últimos anos de vida de uma pessoa podem ser também os melhores ou até mesmo uma extensão da juventude. Com mais tempos livre, mais experiência de vida e maturidade, é possível ter momentos imensamente memoráveis e marcantes na vida com as peles enrugadas. Para que isso tudo se torne ainda mais agradável, nada melhor do que envelhecer com muita saúde e preservar a energia para novas aventuras.

Veja como envelhecer com saúde (Foto:Reprodução)

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para quem pensa na velhice e procura chegar lá com muita saúde e disposição. Segue nossa pequena, porém valiosa lista:

Exercícios Físicos

O corpo humano certamente não foi feito para ser sedentário em frente a uma TV. As atividades físicas, especialmente as caminhadas, fazem tão bem que são o conselho número 1 da Organização Mundial de Saúde para evitar muitos problemas no envelhecimento. Os exercícios aliviam e diminuem o stress, estimulam a circulação sanguínea, evitam problemas como obesidade, osteoporose, diabetes, hipertensão e diminuem as taxas de colesterol.

Beber água

Quem diria que um conselho tão simples daria a cara nessa lista? Pois saiba que a água é um elemento fundamental para o correto funcionamento do organismo o humano. Beber uma boa quantidade de água diariamente (de seis a oito copos) facilita a absorção de nutrientes, melhorando a digestão de alimentos e com isso, facilitando o funcionamento da maioria dos órgãos humanos.

Pegar leve na comida

Calma, não se desespere! Não estamos dizendo para você fazer uma eterna dieta. Envelhecer com saúde tem tudo a ver com se alimentar bem, portanto, coma de tudo sem exageros. Adicione também o hábito de comer alimentos mais saudáveis todos os dias como frutas, legumes, verduras e grãos integrais, por exemplo, como também alimentos ricos em cálcio como o leite.

Bota a cachola para pensar

Nunca deixe de usar a cabeça. Para os que gostam de estudar, a dica é não parar nem mesmo na velhice. Além dessa opção, há sempre as boas velhas palavras cruzadas, conversas mais complexas com os amigos, videogames, jogos de cartas, jornais, etc.

Durma bem e seja otimista

Tente não se privar do sono durante a vida. O tempo dormindo é muito valioso pois é um processo metabólico do corpo que quando violado, acaba causando desiquilíbrio em todo o metabolismo. Além disso, a privação de sono pode causar problemas como envelhecimento precoce, aumento de peso e falta de concentração.

Se você não dorme bem e ainda é pessimista, está no caminho errado. O pessimismo, as tensões e preocupações elevam o stress que estão  associados a uma infinidade de problemas de saúde, além de proporcionar quedas no sistema imunológico. Seja otimista, cultive pensamentos agradáveis e tenha esperança nos planos de vida e evite o stress desregrado.

Adeus, vícios!

Definitivamente, não fume. Fumar causa problemas em quase todos os aspectos para o corpo. Além disso, o excesso de bebidas alcoólicas também pode comprometer o funcionamento de tudo, até mesmo se você cumprir os demais itens dessa lista. Portanto, abandone os vícios e seja moderado nas bebidas. Dessa forma, estará garantindo uma velhice feliz e sem grandes problemas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?