Como entrar em Harvard sendo brasileiro?

Hoje em dia, estudar no exterior, especialmente em Harvard, é o sonho de muitos estudantes brasileiros. Eles realmente se esforçam para chegar até lá, mas o caminho para a conquista é árduo, sendo necessário disposição e um histórico invejável. Também é bom, para facilitar as coisas, que esteja cursando em uma das universidades brasileiras.

Estar cursando em uma universidade federal como USP ou UFRJ facilitará muito a sua vida. Os contatos ficam mais fáceis e disponíveis, poderá utilizar os convênios que essas universidades têm com o exterior, nesse caso deverá se envolver principalmente em projetos universitários ou desenvolver um projeto que possa ser, de certa forma, uma maneira de ser “enxergado”. Assim, poderá ter mais facilidade utilizando dos acordos entre as universidades.

Mas caso esteja em outro tipo de situação e não se inseriu em nenhum curso de nível superior, é possível fazer tal contato através do site oficial clicando aqui. Você deverá entrar em contato com a universidade e esperar que eles respondam o seu e-mail. Mande todas as suas informações, interesses, objetivos e aguarde. Lembrando sempre que uma série de documentos devem estar em mãos para dar início, bem como:

  • Históricos escolares e diplomas do ensino médio;
  • Documentos traduzidos por tradutor juramentado e autenticado;
  • Pontuação no TOEFL;
Harvard, o sonho de todo estudante!
Harvard (Foto: Reprodução)

Não há conhecimento de um vestibular, considerando que a avaliação é feita especialmente através do currículo escolar, notas, projetos, desenvolvimento como aluno e atividades de cunho comunitário.

Dicas

Se ainda está cursando o ensino médio, está no momento de começar a investir com afinco em seus estudos e isso não significa necessariamente gastar muito dinheiro. É importante que simplesmente tenha participação ativa nos desenvolvimentos escolares como:

  • Feira de Ciências;
  • Olimpíadas de Matemática;
  • Olimpíadas de Ciência;

Em qualquer projeto realizado pela sua escola esteja disposto. Também seja esforçado, apresente suas ideias, dedique seu tempo, participe de tudo e principalmente invista suas horas em estudo. Tudo isso fará parte do seu currículo, quando chegar o momento, participe do vestibular para universidades públicas e depois tente para Harvard, contatando através da sua instituição de ensino e também pelo site apresentado acima.

Carta recomendação

Além de todo o esforço que terá de fazer (dito acima), também dependerá e MUITO dos seus professores e da instituição onde cursa. Para conseguir almejar o seu objetivo, é indispensável que tenha muitas cartas recomendações. Essas são conseguidas através dos seus mestres e professores.

Inglês

O seu inglês precisa ser fluente, nenhuma das dicas acima são válidas se não possuir um bom desenvolvimento da língua. É nessa hora que o melhor é procurar aulas particulares e não necessariamente cursos. Alguém que tenha morado no exterior está muito apto a ensiná-lo do que os cursos já habituado.

Assim que houver o contato com a universidade de Harvard, mande toda sua documentação para o endereço que provavelmente lhe indicarão, então será marcada uma entrevista. O inglês fluentemente será testado exatamente nessa entrevista, portanto, não há como “enganá-los”. Alguns livros como os da Barrons podem lhe ajudar, nessa longa e dura jornada, a entender melhor os testes e ainda permitem que o pratique. Também leia revistas em inglês, veja filmes, ouça músicas e aproveite todos os meios de comunicação para se tornar bilíngue.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *