DicasFree.com » Animais » Como engordar novilhas a pasto

Como engordar novilhas a pasto

A grande produção de carne brasileira tem como segredo a engorda das novilhas em métodos inovadores. Fique mais por dentro do assunto clicando no post.

     

O Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina do mundo. A exportação brasileira ganhou prestígio em diversos países pelo mundo, que se mantém na maioria das vezes consumidores fiéis dessa importante mercadoria.

Existem dois segredos para que nosso país seja um dos maiores nesse quesito. O primeiro, diz respeito a enorme quantidade de rebanhos bovinos no país. E o segundo, diz respeito as técnicas de engorda das novilhas para um maior ganho na carne.

Novilhas no pasto

Novilhas no pasto

Engorda e Semiconfinamento

A engorda das novilhas é um processo essencial para ter inúmeros ganhos produtivos. Normalmente, utiliza-se rações específicas para gado que auxiliam no crescimento e na engorda desses animais. Esse é o método tradicional e um dos mais usados nos rebanhos.

Porém, existem outros métodos que surgiram provenientes de outros estudos mais novos e ousados. Como exemplo disso, existe hoje o método de semiconfinamento que vem se mostrado muito eficiente.

Basicamente, as novilhas entram em um regime onde só podem comer um tipo de ração líquida, que provém de uma mistura de vários elementos e nutrientes que funcionam como alimento e suplemento para elas.

Engorda no Pasto

Outros modelos de engorda no pasto, significam que o animal poderá ficar livre em uma grande área e consumir alimentos específicos para ele e também o próprio pasto quando ele quiser.

As vantagens disso são animais mais felizes e menos estressados, o que proporciona uma carne mais saborosa e mais livre de nervos, além de ser mais macia e ter o valor elevado por conta da qualidade.

Para isso, algumas rações específicas como o Kit Boiada auxiliam na ganha de peso do animal, sendo necessário somente espalhar os comedouros em lugares estratégicos.

Além desses benefícios, geralmente o animal fica livre de carrapatos, bernes, vermes e outros parasitas que possam prejudica-lo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?