DicasFree.com » Carro » Como encher o pneu de um carro?

Como encher o pneu de um carro?

Aprenda agora mesmo a calibrar o pneu de seu veículo. Fique por dentro também de dicas sobre como aumentar sua durabilidade. Acompanhe!

     

Muitas pessoas ainda tem dificuldades e/ou não sabem como encher corretamente o pneu de seu veículo. Se você se enquadra neste grupo, acompanhe as dicas no decorrer desta matéria, não há segredos. Confira!

Saiba que o pneu deve ser calibrado a cada duas semanas, assim de maneira correta aumentará a vida útil dele em 20%. A prática a qualquer hora do dia é muito comum, em postos de combustíveis, peça orientação a um frentista.

Quando essa ação é articulada de forma errada, pode prejudicar a carcaça, parte mais resistente do pneu – que suporta o peso total do veículo. Quando prejudicada, diminui consideravelmente a vida útil desse utensílio.

Dica: A melhor hora para fazer a calibragem é pela manhã e com seus pneus frios. Assim aumentará sua resistência e a durabilidade do ar no material.

O motorista deve ficar atento quanto a precisão do calibrador, principalmente dos postos, já que são usados diariamente e há alguns fatores que atrapalham sua precisão como partículas de água na mangueira que impedem a passagem do ar.

Pneu.
(Foto: Reprodução)

Em condições normais com relação a pressão em cada carro são:

  • Aro 13: Em média 26 libras.
  • Aro 14 : Entre 28 a 30 libras.
  • Aro 15: De 28 a 31 libras.
  • Aro 17: Acima de 31 libras.

Em camionetes, o recomendado é acima de 40 libras. A calibragem, principalmente nos pneus traseiros, são muito importantes.

Veículos como estes, que normalmente apresentam tração nas quatro rodas, quando calibrados ajudam na locomoção em terrenos acidentados. Os parâmetros recomendados para cada tipo de pneu melhora o desempenho do veículo, principalmente a mecânica.

Aprendendo a calibrar

Seguindo as dicas acima, dê preferência para a manhã, em um posto de combustível ou borracharias, acerte as libras de acordo com o pneu do veículo no calibrador e insira o bico da mangueira no bico do pneu, deixe encher.

Ao sinal do calibrador, geralmente com um som que se assemelha a um apito agudo, retire o bico da mangueira e tampe o bico do pneu. Faça isso nas três rodas que faltam. Pronto, pneu calibrado!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?