DicasFree.com » Amor » Como educar uma criança?

Como educar uma criança?

Confira nesse artigo, importantes dicas para incrementar na educação de seus filhos, melhorando o aproveitamento pedagógico na criação.

     

A educação das crianças pode ser muito variada e vai depender muito da personalidade dos pais, dos exemplos de casa, das atitudes tomadas pelos responsáveis, entre outras coisas. Além disso, a própria culturalidade da família pode influenciar e muito no processo educativo, principalmente no Brasil, onde é comum a pluralidade étnica.

Apesar das diferenças, a psicologia infantil consegue compreender todas as crianças de uma forma mais metódica e abrangente, podendo nos proporcionar dicas de como cria-las a fim de que saibam respeitar e entender os limites, que sejam sociáveis e agradáveis, entre outros aspectos importantes.

Confira dicas de como educar as crianças

Confira dicas de como educar as crianças

Saiba impor limites

As crianças querem se divertir o tempo inteiro. Elas estão passando por transformações cognitivas importantes ainda e por isso é compreensível que elas não entendam, valorem, analisem ou critiquem as coisas da mesma forma que nós, adultos. Apesar disso, os pais devem sim impor os limites, pois as crianças tem a capacidade incrível de aprender coisas novas.

É importante explicar as regras com paciência e autoridade para a criança. Não é necessário brigar, nem impor as coisas a força. Basta apenas que a repreenda com firmeza, sem perder o carinho e o amor em suas palavras. Depois de algo dito, não volte atrás na decisão. Isso fará com que a criança fique confusa.

Estabeleça as regras

Toda casa deve ter suas regras básicas. Se você disser que todos só devem comer na mesa, então isso deverá ser feito sempre. Se você disser que não se deve entrar na casa com calçados, isso deve ser praticado sempre. Com paciência e perseverança, a criança irá aprender com o tempo e a prática se tornará normal.

Dê o exemplo

A melhor forma de ensinar é pelo exemplo. Os pais são figuras representativamente fortes no imaginário de seus filhos. Eles atribuem a vocês uma enorme carga exemplar de conduta, de fazer o que é correto, de responsabilidade, de proteção, auxílio, entre outras. Por isso, o que você faz todo tempo dentro de casa influencia diretamente no aprendizado de seus filhos.

Se você cria regras em sua casa, é importante que você também as obedeça. Se você diz a seu filho que é errado perturbar o irmão dele, você não deve perturbar sua esposa ou seu marido. Se você diz que é errado comer assistindo TV, você também não deve fazer isso. Lembre-se: as crianças de espelham em seus pais.

Não use a violência

Esse assunto é um tanto polêmico, mas especialista afirma: não é necessário punir os filhos com violência para efetivar o aprendizado. Castigos e proibições que realmente funcionem podem ser muito mais eficazes que uma simples surra. Seja criativo e firme das punições. Os filhos devem entender o que fizeram de errado e saber que se não mudarem, voltarão a ficar no castigo.

Use o sistema de premiações

É importante saber reconhecer o esforço que seu filho faz para obedecer as regras que você impõe a ele. Muitas crianças acabam se traumatizando e deixando de lado a obediência por falta de reconhecimento adequado da parte dos quando eles acertam. Por isso, faça uma tabelinha de acertos e cole na geladeira ou em um mural de casa.

Toda vez que a criança fizer algo certo, cole um adesivo para aos poucos completar a tabela. Ao final de cada semana, caso a criança faça tudo corretamente, recompense-a com um brinquedo novo, um lanche que ela goste, um passeio no parque, etc. É importante combinar com a própria criança sobre as premiações para que o estímulo seja ainda maior.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?