DicasFree.com » Música » Como é tocado o violino?

Como é tocado o violino?

Os violinos são encantadores instrumentos capazes de proporcionar momentos incrivelmente prazerosos. Para obter mais informações e descobrir como podem ser tocados, confira nessa matéria.

     

Como tocar violino?

O violino é um dos instrumentos mais bonitos que podemos ouvir. Ele possui sons lindíssimos e é exatamente por isso que é um dos instrumentos mais tocados em orquestras sinfônicas. Os apreciadores de música, sempre declaram que o som do violino se supera dentre os demais instrumentos.

Ele é um instrumento feito especialmente para ser tocado em conjunto. Combina perfeitamente ao som de outros instrumentos e todos formam uma melodia completamente única e bonita. Pode ser tocado de diferentes formas, surpreendendo compositores, executantes e ouvintes.

Usando arco

O que acontece é um controle da mão sobre o instrumento, enquanto o arco controla a pressão das cordas. O som geralmente é lento e audível. O pulso do violinista deve estar relaxado para melhorar ainda mais o som, usando técnicas de controle para o dedilhar com arco.

Pizzicato

Geralmente, os violinistas não usam o arco para tocar. O toque com os dedos nas cordas acontecem de maneira escassa, mas dá um ar super diferente em toda canção. Essa “beliscação” nas cordas, é chamada Pizzicato. Esse tipo de toque é usado principalmente em músicas tocadas em apresentações de balé.

Tocando com surdina

É necessário (nesta categoria) que você fixe o grampo de maneira sobre o cavalete do instrumento. Nesse momento, deve reduzir a força colocada nas vibrações para alcançar a caixa da ressonância. Dessa maneira, a impressão que se tem é que o som está com surdina, esse “abafamento” soa distante e delicado.

Vibrato

Uma das maiores técnicas quando se toca um violino, é o dedo da mão esquerda sempre prendendo de maneira oscilante as cordas. O que ocorre é uma espécie de flutuação no som, permitindo que o mesmo fique rico e completamente elegante. O vibrato é adequado para notas longas, usado principalmente em músicas antigas.

Dicas para os iniciantes

Os violinos são instrumentos elegantes e de som completamente delicados, proporcionam aos ouvintes canções encantadoras

Violino (Foto: Reprodução)

Não existe maneira eficaz de tocar violino sem o mínimo de esforço. Embora seja um processo difícil, você precisará de perseverança. Amar o instrumento é uma das principais dicas, também preste muita atenção no que seu professor de violino lhe apresentar.

Cada detalhe feito pelos dedos dele, são importantes para formar sua personalidade musical. Esse é um período que muito treino ainda é pouco, principalmente para aqueles que desejam se tornar profissionais na área musical, tocando violino. Antes de mais nada, a harmonia deve estar presente em suas canções.

Marcas e preços

Os violinos mais recomendados são os da Eagle, eles são os melhores para todos aqueles que estão iniciando no ramo. Já para os mais velhos, as marcas Michael, Roma e Nhureson são as mais indicadas. Um violino pode custar um preço equivalente a R$2.500,00.

Contudo, você poderá iniciar comprando um usado ou de baixa qualidade. Com o passar do tempo, inserido no mundo da música é possível que consiga um melhor, com preços mais acessíveis. Existem várias opções, você deve contar com a sorte, a disposição e ainda conferir algumas promoções através da internet.

Clicando AQUI, você consegue obter preços equivalentes e exatos para acessórios de violino e também o próprio instrumento. Confira!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?