DicasFree.com » Biologia » Como é formado o sistema circulatório dos mamíferos?

Como é formado o sistema circulatório dos mamíferos?

O sistema circulatório dos mamíferos é bem parecido com o das aves, eles tem algumas características que levam o sangue a ser oxigenado da mesma maneira, permitindo que impulsione os demais órgãos.

     

Sistema circulatório

O sistema circulatório dos mamíferos é bem parecido com o das aves. Ele funciona de maneira dupla e completa, que é o mesmo que a circulação do sangue duas vezes pelas mesmas artérias do coração. O principal ponto é a não misturação do arterial com o venoso. O impulso para a circulação é dado pelo coração.

Depois que ocorre o impulso, o sangue é fortemente bombado pelas veias até chegar em todo o restante dos órgãos, fazendo com que tudo funcione perfeitamente. Estes mesmos órgãos, tem o dever de receber essa quantia de sangue, que depois voltará para o coração (seu ponto de partida).

Para classificar o coração, teremos de entender que ele é dividido em:

» Átrio e ventrículo direito

» Átrio e o ventrículo esquerdo

Ambos os lados tem funções diferentes, para que haja um funcionamento completo de todos os órgãos. O lado direito tem como principal objetivo bombear sangue sem o auxílio do oxigênio. Ele pulsa para o pulmão, onde o sangue é oxigenado, dando continuidade aos processos.

Já o lado esquerdo é responsável por receber esse mesmo sangue oxigenado (a partir do pulmão) e o impulsionar diretamente ao coração. Sendo assim distribuído através das artérias, onde leva o sangue para os tecidos do animal. Fazendo com que todos recebam uma quantidade exata.

Dentro de todo esse processo estão:

O sistema circulatório do mamífero é muito parecido com o das aves

Sistema circulatório (Foto: Reprodução)

» Veia cava superior

» Aorta

» Aurícula direita

» Aurícula esquerda

» Ventrículo direito

» Ventrículo esquerdo 

Mamíferos

O coração dos mamíferos apresenta exatamente quatro cavidades. Não há mistura nenhuma de sangue, e também pode ser considerada uma circulação fechada. A agilidade, precisão e maneira como o sangue circula, oferece aos animais a chamada homeotermia corporal.

Isso é importante, pois ajuda a deixá-los refrescados em lugares de alta temperatura e aquecidos em lugares de baixa temperatura. Esses animais são chamados também de endotérmicos. É exatamente por esse motivo, que tendemos a ver muitos mamíferos em diferentes habitats naturais, vivendo com a mesma tranquilidade.

Eles também são categorizados, por terem uma respiração totalmente pulmonar, parecida com a dos seres humanos. Isso é um dos motivos, pelo qual suas artérias tem ligação com o pulmão, passando então sangue sem oxigênio. E exatamente por isso, logo após esse processo, como bem sabemos, o sangue é mandado para os demais órgãos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?