DicasFree.com » Saúde » Como é feito o cateterismo?

Como é feito o cateterismo?

O cateterismo é um processo feito através de um aparelho que permite ao médico ter uma visão da corrente sanguínea. Para saber um pouco mais sobre o assunto, confira aqui nesse artigo.

     

Cateterismo

Para quem não sabe, o cateterismo é um exame invasivo. Tem como principal função obter informações sobre as possíveis condições  de suspeita ou confirmação de qualquer doença relacionada ao coração. Ele também permite que haja correções cardiovasculares.

O exame é tão poderoso que também é capaz de visualizar pontos muito profundos como placas de gordura em qualquer uma das artérias coronárias. Os procedimentos são completamente clínicos e o uso do cateterismo só é possível através de um médico especialista na área.

Como funciona?

O procedimento é capaz de avistar toda a corrente sanguínea

Cateterismo ( Foto reprodução)

Para começar, o médico faz um pequeno corte que meça entre 2 e 3 centímetros, esse é feito especialmente próximo a prega do cotovelo. Não existe braço específico para o exame, ele pode ser feito no direito ou esquerdo. Além disso, ele consegue selecionar um pequeno vaso sanguíneo.

Outros métodos são utilizados pelos médicos, esses são feitos a partir dos vasos sanguíneos da virilha. Por qualquer um destes cortes, o cateter é inserido ao corpo humano. A sonda, possui cerca de dois milímetros e meio. Quando já está em uma artéria ou veia, percorre as mesmas até chegar no nosso coração.

Por esse mesmo cateter, um líquido é inserido, este possui um contraste radiológico. Completamente feito a base de iodo que só pode ser visto por aparelhos de raio x, quando está presente no sangue. O aparelho também reproduz uma visualização perfeita dos vasos sanguíneos.

Isso permitirá que o médico possa diagnosticar corretamente e tratar exatamente o real problema encontrado no coração. O cateterismo não é indicado para idosos ou crianças. No caso dos idosos, as artérias possuem menos elasticidade do que é necessário para que o procedimento ocorra com sucesso.

Preparação para o procedimento

► Jejum de quatro horas antes

 Suspender o uso de medicamentos

 Repousar

Riscos

 Sangramento

 Infecção

 Dores no lugar onde o catéter esteve

 Prejuízos aos vasos sanguíneos

► Reação alérgica 

 Arritmia

 Coágulos sanguíneos 

 Pressão baixa (sanguínea)

 Acúmulo de sangue no coração

Você precisará passar a seu médico todas as suas condições. Caso possua alguma doença crônica, será necessário dizer á ele para que os procedimentos de segurança sejam tomados. Além disso, siga todas as orientações médicas antes de iniciar o processo. Esteja sempre em contato com seu médico para eventuais problemas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?