DicasFree.com » Biologia » Como é feita a insulina humana

Como é feita a insulina humana

A insulina é uma proteína de essencial importância para o funcionamento adequado do corpo humano. Clique e saiba como ela é feita.

     

A insulina pode ser produzida pelo corpo humano e artificialmente.

A insulina tem um papel fundamental no organismo humano. Ela é responsável pela regulação da taxa de açúcar no sangue e a deficiência de insulina pode causar diabetes e obesidade.

A insulina é produzida no órgão do pâncreas do corpo dos seres humanos. É sintetizada pelas células beta pelas milhões de ilhotas de Langerhans presentes na região endócrina do pâncreas, que constitui apenas 2% do órgão. Por meio da ação metabólica das enzimas prohormônio convertase, a insulina é sintetizada da molécula proinsulina e se caracterizará como polipetídeca de 51 aminoácidos.

A proteína da insulina é relativamente pequena em relação a outras proteínas de extrema importância para o corpo humano. Ela é presente no organismo de outros mamíferos e tem basicamente as mesmas funções, sendo umas das funções essenciais da proteína, a facilitação da duplicação do DNA nos mamíferos. A insulina acaba sendo um a gente inibidor de complicações para pessoas com alimentação desregrada por um tempo.

Existem também insulinas produzidas de forma sintética em laboratório para ser injetada em pessoas com deficiência na produção da mesma. Essas insulinas sintéticas são resultado de reações químicas e biológicas para retirada da insulina dos órgãos de outros mamíferos como o boi, por exemplo. Após a retirada, são utilizadas enzimas para que as insulinas se adequem para trabalhar no corpo humano.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?