DicasFree.com » Escolar » Como é dividido o corpo humano?

Como é dividido o corpo humano?

A divisão do corpo humano é feita de forma sensata, saiba no decorrer desta matéria como é realizada essa divisão. Confira!

     

Basicamente, podemos afirmar que a divisão do corpo humano é feita em três partes. Os membros costumam ter ossos fundamentais formando:

  • Cabeça
  • Tronco
  • Membros

Dessa forma é possível que façamos a classificação e divisão específica.

Cabeça – Formação ocorrida por parte do crânio e face. Parte mais importante pois localiza-se o cérebro.

Depois disso teremos o tronco, esse é formado pelo tórax e abdômen. Lembrando também de denotar todos os membros superiores como: braços, antebraços, ombros e mãos. Depois disso, teremos então a classificação dos membros inferiores que são compostos por: quadril, coxas, pernas e pés.

Esmiuçando cada parte…

Esqueleto humano (Foto: Reprodução)

Membros superiores

Quando estamos tratando dos membros superiores, indicamos que sua formação ocorre da seguinte maneira:

Braços – O corpo humano apresenta dois braços, um especificamente do lado esquerdo e outro ao lado direito. Nessa formação há somente um osso presente em tais, chamado de úmero.

Antebraços – Os antebraços são aqueles que possuem localização nas áreas entre os cotovelos e punhos. A área dos antebraços formam especificamente dois tipos de ossos como o rádio e a ulna.

Ombros – Os ombros também são chamados e tidos como cintura escapular, possuem uma formação bem parecida com a da região da cintura (apenas com ossos diferentes). Essa mesma formação é feita com  dois ossos a escápula e a clavícula.

Mãos – Também com dois membros apenas, as mãos são formadas para que possamos ter o tato. Em sua constituição há cinco dedos, com ossos como de carpo, de metacarpo e falange.

Membros inferiores

Já os membros inferiores são aqueles que se apresentam abaixo da cintura, depois também do abdômen se classificando da seguinte maneira:

Quadril – A formação do quadril é feita a partir da pelve e da cintura pélvica. Quando se trata de ossos, a classificação feita é de ílio, ísquio, sacro e púbis. No caso das mulheres, essa mesma região possui largura maior para facilitar o trabalho de parto.

Coxas – As coxas estão localizadas acima do joelho e tem como trabalho sustentar o corpo e das áreas da região acima, como os membros superiores. Em sua formação está o fêmur.

Pernas – As pernas também possuem um único objetivo: Fazer toda sustentação corporal e ainda dar apoio aos joelhos e tornozelos. Em sua formação encontraremos ossos como a tíbia e a fíbula.

Pés – Como já podemos reparar, o corpo é sempre formado por uma dupla de órgãos, não é diferente com os pés. A contagem total dos ossos dessa região é de 26 e dentre eles estão os tarsos, metatarsos e falanges.

A forma mais correta de organizar a musculatura é classificando-os por partes. Lembrando também que a divisão consiste em apenas três pontos. Os membros fazem parte de um funcionamento como um todo, quando um deles deixa de ser ativo atrapalha a vida e o funcionamento de outros.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?