DicasFree.com » Deus » Como dirigir uma consagração

Como dirigir uma consagração

O culto de consagração é hoje algo muito comum e indispensável em muitas igrejas cristãs do mundo. Entenda mais sobre consagração.

     

A consagração é um termo muito utilizado pela comunidade cristã e nesse sentido,  tem sua origem nos primórdios da religião judaica e nos ensinamentos patriarcais que moldaram a religiosidade e conduta do chamado Povo de Deus.

Consagrar-se no sentido bíblico significa “entregar-se ao sacrifício”. Em outras palavras o fiel deve entregar a sua vida para Deus todos os dias enquanto viver nessa terra. Caminha de acordo com a conduta cristã, seguir os preceitos e mandamentos da palavra e estar sempre em santidade – separado do mundo – ao lado do criador.

A consagração pode ser atribuída em diversos sentidos e em diversos eventos, sejam tradicionais ou não em uma igreja. Consagrar algo ou alguém, é separar o que foi consagrado para os propósitos de Deus, um sacrifício simbólico. Por isso, a consagração passou a ser parte do repertório de falas e ações nas igrejas.

Óleo de consagração.

O culto de consagração geralmente se refere a pessoas, a busca para novos convertidos que desejam se entregar a mão cristã acolhedora. Dessa forma, o culto em si se configura como um culto normal, porém focalizado no arrebanhamento de novas almas. O clima de louvor e música em combinação com a palavra entonada corretamente garante um liberdade maior entre os fiéis de se entregarem.

O líder espiritual, logo após uma pregação que tenha convencido os fiéis com o agir do Espírito Santo, consagra as suas vidas a Jesus Cristo por meio e uma oração ou ritual simbólico do óleo – passar um pouco de óleo na testa dos novos fiéis ou nas mãos -e dali em diante, a pessoa deve seguir a doutrina cristã em todos os aspectos.

Algumas igrejas também costuma consagrar conquistas e grupos. Seja uma construção que acreditam que ajudará no aprendizado da palavra, um equipamento sonoro que contribuirá para passar a mensagem musical com mais qualidade ou um grupo de jovens que estão dispondo a sua vida as atividades evangelísticas.

Nesse caso, o líder espiritual conduz um culto parecido com o que já foi citado, porém com o foco na consagração específica das coisas ou dos grupos. O ritual do óleo só é admitido em pessoas, então só válido aos grupos consagrados. Após a oração de consagração, a igreja pode reunir numa grande festa de comemoração ou numa longa noite de louvores a Deus.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?