DicasFree.com » Biologia » Como deve ser escrito o nome científico de uma espécie

Como deve ser escrito o nome científico de uma espécie

A nomenclatura binomial determina as regras a serem seguidas na hora de escrever o nome científico dos seres vivos. Clique e saiba como funciona.

     
Biologia

Biologia é a ciência que estuda as formas de vida.

A ciência surgiu dos diversos estudos escolásticos pelos padres nos monastérios da idade média. Esses padres e monges católicos tinham acesso a muitas fontes de pensadores gregos, árabes e de povos de todo o mundo e as utilizavam para sofisticar o conhecimento da igreja e das questões existências humanas mediante o respeito a palavra divina do cânone católico.

Com o tempo esse amor aos estudos e a sede de conhecimento fez com que a própria igreja criasse as primeiras universidades do mundo. Esses centros de ensino geralmente eram pulsantes de atividades e os alunos cada vez mais duvidavam da igreja e seus dogmas.

Com o rompimento da igreja e Estado nas nações europeias e a reforma protestante, as ciências foram se afastando do controle e dogmas obrigatórios da igreja. Logo, criava-se o discurso científico, que seria o único discurso aceitável sobre os eventos e funcionamento do mundo natural.

Esse discurso é mantido até hoje e qualquer teoria para ser científica deve comprovada empiricamente por meio de métodos científicos autorizados e criados mediante convenção. A biologia, como ciência, obedece a esse esquema e tem uma forma burocrática e internacional na escrita dos nomes das espécies dos seres vivos.

É denominada nomenclatura binomial por ser composta por dois nomes para melhor organização e diferenciação. Os nomes são geralmente derivados do latim e grego por serem os principais tropos linguísticos ocidentais. O primeiro nome sempre deve começar com letra maiúscula e identifica o animal de forma genérica. O segundo nome sempre deve ser escrito com letra minúscula e constitui um elemento de diferenciação. Ambos os nomes devem ser escritos em itálico e quanto manuscritos, devem ser sublinhados.

Exemplos:

Homo sapiens = Homem.

Canis lupus familiaris = Cachorro doméstico.

Crocodylus acutus = Crocodilo.

Cyprinus carpio = Carpa.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?